Instituto pernambucano apresenta modelo que visa conter evasão escolar
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A taxa de desistência de alunos, aliada ao crescente índice de repetência no Ensino Médio, é uma preocupação em Rondônia, assim como em todo o Brasil. Deficiências de aprendizado que remetem a problemas dos Ensinos Médio e Fundamental , mostram que a atual metodologia de ensino tem resultado em queda nas avaliações em todo o País.
No intuito de mudar a realidade brasileira do ensino, o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) criou um modelo de ensino em 2003 em uma escola pública de Pernambuco denominado Escola da Escolha. O projeto, que já conta com 355 unidades naquele estado, foi apresentado ao governador de Rondônia, Confúcio Moura, nessa terça-feira (11), em Brasília, pelo presidente do ICE, Marcos Magalhães.
O foco principal da metodologia é o engajamento do aluno no processo educacional. Entre os questionamentos a ser contornados pelo sistema de ensino, os principais demonstrados no estudo apresentado foram: não haver conexão da escola com o mundo externo, excesso de matérias, entre outros.
“O que mais chamou a atenção foi a taxa de abandono, de 1,5 milhão de jovens, no Ensino Médio. Enquanto grande parcela dos 1,7 milhão que terminam esta fase já está em idade de conclusão do ensino superior”, explicou Marcos Magalhães .
A Escola da Escolha funciona a partir da percepção que o aluno tem ao adentrar ao Ensino Médio consciente do seu projeto de vida. A partir daí, o foco das disciplinas levará em conta suas escolhas. Magalhães destacou que a unidade de ensino precisa estar preparada também para receber alunos que ainda não definiram suas carreiras. “Os alunos chegam com insuficiência de formação acadêmica, ambiente familiar instável, baixa perspectiva de futuro e precisamos ajudá-lo a entender o que pretende seguir profissionalmente”, acrescentou.
Segundo o presidente do ICE, no decorrer das semanas os jovens já começam a direcionar seus estudos. Para ele, o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ( Ideb) de Pernambuco demonstra o potencial deste formato de ensino.
Os três pilares do programa são: formação acadêmica de excelência, desenvolvimento de competências (trabalhar em equipe, defender ponto de vista, ouvir, planejar uma meta) e incentivo da permanência do jovem na sala de aula.
A Escola da Escolha visa implementar durante três anos uma esta estrutura de ensino e transferir a tecnologia e o conhecimento para o estado, sem ônus pela metodologia. A partir deste período a Secretaria de Educação será capaz de gerir o modelo. O instituto está presente em escolas de São Paulo, da Paraíba, Espírito Santo, Maranhão e Pernambuco.
O governador Confúcio Moura demonstrou interesse na parceria com o ICE e solicitou que seja iniciada uma tratativa com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para que seja implementado o modelo nas escolas rondonienses.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!