MP alerta sobre proibição de queimadas urbanas e anuncia ação

Na oportunidade, comerciantes e consumidores foram alertados que, juridicamente, a compra mediante cartão de crédito é considerada à vista.

MP alerta sobre proibição de queimadas urbanas e anuncia ação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de São Francisco do Guaporé, está alertando a população daquela comarca para a proibição de realizar queimadas urbanas, prática considerada crime ambiental, previsto na Lei n.º 9.605/98. Uma ação de combate ao problema será desencadeada a partir desta semana na região.

Ao conceder entrevista a uma emissora de rádio de São Francisco, o Promotor de Justiça Samuel Sales Fonteles falou sobre o alto índice de queima na região e de como a lei que veda a prática vem sendo violada, por desconhecimento ou simples negligência, por parte da população.

“De tão difundida que é a queimada urbana, se o Ministério Público decidisse exigir o cumprimento da lei de maneira repentina, centenas de pessoas seriam surpreendidas com uma ação judicial”, afirmou, na ocasião.

Para não colocar o Estado contra toda a sociedade, que estaria desprevenida, o Integrante do MP anunciou que, a partir desta semana, o Ministério Público e demais órgãos públicos, de segurança pública e ambientais adotarão as providências para responsabilizar as pessoas que insistirem na prática nociva ao meio ambiente.

VEJA TAMBÉM: 
Ministério Público discute estratégias para combate a queimadas

Outro tema abordado durante a entrevista foi a ocorrência de práticas comerciais abusivas na região. Conforme informou o Promotor de Justiça, diversos estabelecimentos comerciais, na comarca de São Francisco, exigem um preço mais caro quando a compra é efetuada mediante cartão de crédito. “Trata-se de mais um costume que viola a lei”, disse.

Na oportunidade, comerciantes e consumidores foram alertados que, juridicamente, a compra mediante cartão de crédito é considerada à vista. Este é o entendimento do Superior Tribunal de Justiça, para quem a fixação de um preço menor, para pagamentos em dinheiro, é considerada como prática abusiva, ou seja, fere o Código de Defesa do Consumidor.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS