Policiais em formação ensinam primeiros socorros no Espaço Alternativo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Alunos do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar foram para a rua mostrar à comunidade parte do aprendizado que têm adquiro. São 53 novos oficiais que estão sendo preparados, e que deverão ser integrados à tropa no próximo ano.
A apresentação foi feita na sexta-feira (26), no Espaço Alternativo, em Porto Velho, com a participação do público que pratica caminhada no local, escolhido de forma estratégica pela Direção do Centro de Ensino, devido à presença de um grande número de pessoas preocupadas com a saúde e o bem-estar.
De acordo com o diretor de Ensino, coronel Clairton Pereira, foram desenvolvidos alguns tipos de primeiros socorros para atendimento a adultos e crianças, como contensão de hemorragia, seja por ferimento superficial ou corte por cerol (mistura de vidro e cola usada nas linhas de empinar papagaio ou pipa); reanimação cardiopulmonar para aplicação em casos de parada cardíaca ou respiratória; e engasgamento provocado por alimento. Os policiais ensinaram como prestar atendimento de emergência, enfatizando a importância de acionar a equipe do Samu pelo telefone 192 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
“Estas explicações são de socorristas para utilização por pessoas leigas”, explicou o coronel Clairton Pereira, que acompanhou o treinamento com o tenente Marcelo Victor, coordenador de Ensino da Polícia Militar.
O aposentado Raimundo Barros da Costa contou que caminha na pista todos os dias, e achou muito interessante as explicações. “Eu nunca passei por uma situação de emergência assim, mas é bom a gente ter conhecimento”, disse.
Humberto José e o filho Leonardo, de 5 anos, acompanharam a apresentação do socorrista em caso de engasgamento de crianças. O pequeno ficou impressionado com a ação dos militares, que explicaram que situações de engasgamento são muito comuns em menores de um ano, quando pode ocorrer o acidente durante a mamada; ou crianças maiores em restaurantes, ao engolirem um pedaço de carne, por exemplo. Para Humberto José, é importante saber as manobras que podem contribuir para o salvamento de uma vida em caso de emergência.
O socorrista explicou ao pai que a criança pequena pode ser sustentada pelo braço do adulto, que precisa colocá-la de bruços e manter a boa aberta, para expelir o objeto do engasgo com tapas nas costas da criança com a mão em forma de concha. Segundo ele, as crianças maiores deverão ser apoiadas na perna do adulto assegurando o mesmo procedimento, recomendando que mesmo após expelir o objeto a vítima deverá ser atendida por especialista, no caso, os socorristas do Samu ou bombeiros.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!