Casa de apoio em Porto Velho vai abrigar pessoas em tratamento de epilepsia

Casa de apoio em Porto Velho vai abrigar pessoas em tratamento de epilepsia

Casa de apoio em Porto Velho vai abrigar pessoas em  tratamento de epilepsia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Está em fase de construção a Casa de Apoio às Pessoas com Epilepsia do Estado de Rondônia, cuja finalidade será abrigar pacientes e seus familiares que vêm a Porto Velho em busca de tratamento médico para a doença. A casa de acolhimento ficará situada na Rua Canárias, nº 1.525, no Bairro Três Marias, na Capital, tendo como referência o Hospital Cemetron.

A iniciativa é do Coordenador no Estado de Rondônia do projeto “Epilepsia em Debate na Sociedade”, Procurador de Justiça Edmilson Fonsêca. O projeto é desenvolvido pelo Ministério Público de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAOP Saúde), em harmonia com o projeto “Epilepsia Fora das Sombras” da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Edmilson Fonsêca ressalta que como é de conhecimento, a pessoa com epilepsia sofre profunda rejeição por parte da própria sociedade, encontrando enorme dificuldade de hospedagem, mesmo em casa de familiares. A conclusão da obra, que está sendo executada com doações voluntárias da sociedade, sem utilização de recursos públicos, está prevista para julho deste ano. Quando estiver concluída, terá a capacidade de abrigar cerca de 20 pessoas.

O projeto “Epilepsia em Debate na Sociedade” tem como objetivo promover a conscientização sobre a epilepsia, esclarecendo a população sobre o que é a doença, suas formas de manifestação e tratamento. Outro ponto central da iniciativa é o combate ao estigma e preconceito de que são vítimas as pessoas com epilepsia.

Desde 2010, diversos eventos vêm sendo realizado por meio do projeto. O mais recente ocorreu em março deste ano com a  realização do XIII Encontro Nacional de Epilepsia (Epibrasil), que marcou a passagem do Purple Day – Dia do Roxo, dia internacional de luta contra a discriminação contra as pessoas com epilepsia, comemorado em 26 de março.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS