Professor da Uniron apresentará artigo sobre tecnologia e cultura indígena em conferência em Buenos Aires

Professor da Uniron apresentará artigo sobre tecnologia e cultura indígena em conferência em Buenos Aires

Professor da Uniron apresentará artigo sobre tecnologia e cultura indígena em conferência em Buenos Aires

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um estudo de caso sobre os impactos da parceria de inclusão/capacitação digital e de gestão de desenvolvimento no emprego de ferramentas tecnológicas, realizada entre Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí e Empresa de Tecnologia Google, deu origem ao artigo de Doutorado do professor mestre em educação, Walace Soares (foto abaixo), que será apresentado na 12ª Conferência de Tecnologia, Conhecimento e Sociedade, e que acontece em fevereiro de 2016 na Universidade de Buenos Aires. O evento é considerado um dos maiores encontros de pesquisadores do mundo.

O objetivo do trabalho, além de mostrar a importância social da parceria entre as instituições, busca, também, levantar um questionamento importante sobre a implantação da tecnologia na cultura indígena como elemento de sobrevivência. Um quesito que pode tornar os Paités Suruís agentes monitoradores da floresta contra o desmatamento desenfreado da Região Norte, além do mapeamento cultural de suas tradições, costumes e da própria floresta para todo mundo em rede.

Segundo o Cientista Social, autor do artigo, a apropriação da tecnologia foi um meio de sobrevivência para os Paités. “Eles buscaram conhecer e estudar a tecnologia como forma de preservação da própria cultura. A parceria foi uma iniciativa deles, que perceberam que o uso da tecnologia em rede poderia ser uma fonte de sobrevivência”, disse Walace.

Temas como resistência, cultura, empreendedorismo, sustentabilidade e inclusão digital são ícones da pesquisa que aborda os mais diversos tipos de mecanismos utilizados pelos índios nesse trabalho, defendido pelo pesquisador. “Com a inclusão da tecnologia, eles passam a utilizar telefone com GPS para fazer denúncias de desmatamento, e GPS e internet para fazer o mapeamento cultural da reserva, para lutar contra agentes de desmatamentos, garimpeiros ilegais, e é nessa hora que você percebe que a inclusão transforma esse povo excluído em incluído, e parte ativa da sociedade no século XXI”, relata Walace.

Considerado pela crítica um dos maiores eventos de Pesquisas do mundo, a Conferência Internacional sobre Tecnologia, Conhecimento e Sociedade é realizada anualmente em diferentes localidades ao redor do mundo desde 2005, deliberada por um Conselho Consecutivo. Mais de 1.000 artigos já foram publicados a partir dela. O principal papel é conduzir a direção intelectual global da Tecnologia, Conhecimento e Sociedade para consultar sobre temas fundamentais à medida que evoluem junto com as correntes da comunidade.

“Com esse trabalho dos Paités, uma série de temas passam a ser uma questão mundial, porque a opinião pública mundial passa a fazer pressão sobre a Floresta Amazônica em relação ao desmatamento, em relação ao uso racional da água e preservação da cultura indígena. Agora o geoprocessamento e georreferenciamento cultural vai propiciar uma gama de informações que poderão ajudar também em questões de políticas públicas”, salienta o pesquisador.

Ainda segundo Walace, este é um pré-projeto, uma parte do que será sua tese de doutorado. “Fico muito feliz em fazer parte disso tudo e agradeço a oportunidade de poder apresentar nosso trabalho, porque é árduo”, finaliza.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS