Os trabalhadores nas indústrias da construção civil de Rondônia tem o que comemorar neste dia 1º de maio: Dia do Trabalhador. O Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2016 foi celebrado entre o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil do Estado de Rondônia (Sticcero) e os consórcios de empresas que estão construindo as usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio.
Na tarde desta quinta-feira (30), o presidente do Sticcero, sindicalista Raimundo Toco afirmou que foi fechado o acordo de um reajuste salarial linear de 10% para a classe trabalhadora e o vale alimentação foi aprovado em R$ 450,00.
Durante todo o mês de abril, o Sticcero iniciou as negociações com os trabalhadores e trabalhadoras filiados a entidade e uma Comissão de Trabalhadores foi formada para participar de todas as rodadas de negociações, mostrando a lisura do processo, bem como a transparência que a atual diretoria do Sticcero tem apresentado em suas ações.
O oficial Sebastião Santos parabenizou o sindicalista Toco e demais diretores do Sticcero pela forma ordeira, pacífica e sensata como fechou o acordo coletivo de trabalho e só tem elogios para os membros da Comissão de Trabalhadores que participaram ativamente das negociações.
Para a trabalhadora Maria de Fátima, o acordo coletivo de trabalho que foi negociado teve a participação direta dos trabalhadores e há um consenso nos canteiros de obras das usinas de Jirau e Santo Antônio que o sindicalista Toco e seus diretores vem trabalhando em prol da classe trabalhadora da construção civil.
Toco registra a participação do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (Conticom), Cláudio Gomes Silva, bem como do presidente da CUT/RO, Itamar Ferreira."Fica difícil nominar todos os sindicalistas e trabalhadores que tornaram possível construir o acordo coletivo de trabalho 2015/2016 e agradeço aos representantes das empresas pela forma como debateram todas as reivindicações da classe trabalhadora e mostram sensatez durante a condução do processo", afirmou Toco.
Hoje, nos canteiros de obras das usinas de Jirau e Santo Antônio o clima é de tranquilidade e todos os trabalhadores estão em seus postos de trabalho, dando sua parcela de contribuição para a construção das usinas e ao progresso e desenvolvimento de Rondônia.
Aproveitando o ensejo do Dia dos Trabalhadores, Toco rende suas homenagens aos trabalhadores e trabalhadores da construção civil de Rondônia e reafirma o seu compromisso e de todos os dirigentes do Sticcero em trabalhar pelo bem-estar de seus filiados