O marinheiro de convés Edilson Herinque Barbosa, 42 anos, atualmente desempregado por conta da dependência do álcool, foi um dos moradores em situação de rua atendido na primeira ação com a unidade de saúde Hamilton Gondin, no Centro de Referência em Prevenção e Atenção a Dependência Química (Crepad), na sexta-feira (17).
A equipe de saúde da família constatou que Edilson está com diversos problemas de saúde em decorrência do consumo excessivo do álcool. A dependência fez o marinheiro perder tudo e ficar por muitos anos vivendo nas proximidades da praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Para a médica Marciana Foio, a situação de vulnerabilidade das pessoas atendidas é grande, sendo importante o acompanhamento de uma equipe multiprofissional para que possam voltar a ter uma vida normal. “Notamos aqui um público jovem, a maioria homens, com menos de 40 anos e alguns com problemas de saúde que requer cuidado especial”, analisou a médica.
Todas as pessoas desta ação de saúde (consulta médica, aferição de pressão arterial e testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C e glicose) estão em tratamento voluntário e recebem atendimento psicossocial ao participarem dos grupos de terapia do Crepad.
Nesta ação de saúde da Sepaz, foram parceiros a equipe da Unidade de Saúde da Família Hamilton Gondin, Associação de Mulheres Madre Teresa de Calcutá da Amazônia Legal – Amatec e a Associação Resgate de Vidas Para Cristo.
O Centro de Referência da Sepaz, Crepad Porto Velho, está localizado à rua Rafael Vaz e Silva, 3041, bairro Liberdade, onde disponibiliza atendimentos psicossocial aos dependentes químicos e familiares, de segunda às sexta-feira, das 7h30 às 13h30 horas, e no período da tarde com os grupos terapêuticos.