Dia de Tiradentes é marcado por promoção e homenagens
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Polícia Militar de Rondônia prestou homenagem aos policiais que tombaram no cumprimento das missões rotineiras de segurança pública. O reconhecimento foi tornado público durante a solenidade do Dia de Tiradentes, na noite de segunda-feira (20), no Teatro Estadual Palácio das Artes. O evento também foi marcado pela promoção de 88 oficiais e praças. O vice-governador Daniel Pereira representou o governador Confúcio Moura e propôs a união da sociedade em torno de um grande projeto social que reduza a criminalidade a partir de ações sociais nas escolas.
À noite festiva para os policiais militares iniciou na parte externa do Palácio das Artes, com a formatura da tropa e leitura dos atos de promoção aos postos de coronel, tenente coronel, major, capitão, primeiro tenente, subtenente e primeiro sargento. Como é praxe nestas ocasiões, os familiares foram chamados para a troca das insígnias. Em seguida o coronel Carlos Roberto Santos de Oliveira recebeu a Medalha Dedicação Policial Militar pelos 35 anos de serviços ativo prestados à corporação.
Ordem do Dia
Na ordem do dia, que é a mensagem do comandante geral da corporação, coronel Fernando Prettz, para a tropa, foi destacado que Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que é o patrono das polícias militares, deve servir de exemplo pela defesa corajosa do país. Também foram feitas referências ao momento histórico vivenciado pela PM de Rondônia, que conseguiu recentemente a reestruturação salarial e criação do quadro especial, que separou policiais militares do quadro estadual e os cedidos pela União.
Póstuma
No texto, o comandante da PM citou os policiais em combate, a quem se referiu como heróis, e disse que eles não morreram em vão. Nesta parte, a banda, que era formada por policiais militares e militares da Base Aérea de Porto Velho e da 17ª Brigada, tocou “Il Silenzio”, enquanto os veículos ligaram as luzes, completando a homenagem póstuma.
Mais tarde, no discurso de agradecimento, o coronel Prettz destacou o momento de crise estabelecido no país e que, durante as manifestações populares, as polícias militares atuaram na manutenção da ordem pública. “Por isso, as polícias militares brasileiras estão longe de serem instituições frágeis, uma vez que dão sustentação ao nosso sistema de representação política e ao nosso modelo de justiça”, acrescentou.
Salários
O comandante da PM ressaltou o empenho do governador Confúcio Moura na valorização da tropa e apontou indicadores que os salários pagos aos policiais de Rondônia entre os melhores do país.
O empenho do governador Confúcio Moura em valorizar os policiais também foi tema do discurso do vice-governador Daniel Pereira. Ele referiu-se a projetos sociais desenvolvidos em algumas escolas estaduais e que partem da iniciativa de milicianos. Segundo Pereira, nestes locais são ensinados valores éticos e morais. “Estes trabalhos vão evitar que futuramente tenhamos que mandar estes jovens para o presídio para tentar recuperá-los”, exemplificou.
Prevenção
O vice-governador também propôs que mais projetos com esta finalidade sejam espalhados pelas escolas para superar a criminalidade e ensinar os valores morais aos estudantes. Daniel Pereira também lembrou que Tiradentes foi punido por participar de um movimento que não se contentava com o fato da coroa portuguesa tributar a produção da época em 20%. “Hoje, pagamos 40%, é duas vezes mais do que o motivo que levou Tiradentes à morte”.
Também discursaram parabenizando a Polícia Militar o deputado Edson Martins, que representou a Assembleia Legislativa, o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Antônio Carlos dos Reis e o coronel Ênedy Dias, que falou em nome dos coronéis promovidos.
Ao final do evento foram entregues diplomas de Amigo da PM a 39 pessoas ou instituições que prestaram serviços relevantes à corporação.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!