O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia, Héverton Alves de Aguiar, presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), abriu na manhã desta terça-feira o Encontro Nacional dos integrantes dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECOs), na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).
Héverton Alves de Aguiar ressaltou a importância da integração do Ministério Público e de órgãos parceiros no combate à corrupção. “Somente com uma visão integrada o Ministério Público e os órgãos parceiros se pode enfrentar a macrocriminalidade”, afirmou o presidente do GNCOC.
Héverton Aguiar destacou ainda a importância vital do compartilhamento de boas práticas entre os Ministérios Públicos. “Na atualidade é vital o compartilhamento de boas práticas. O que um Ministério Público está fazendo com eficiência pode ser feito por outro, com as devidas adaptações. Os Ministérios Públicos têm adotado soluções inovadoras que devem ser compartilhadas entre si”.
O evento tem como objetivo o aprimoramento da atuação do MP, com foco no combate à corrupção pelas organizações criminosas. A palestra de abertura, proferida pelo Procurador da República Antônio Carlos Welter, abordou o tema “Atuação em Força Tarefa da Operação Lava-Jato”.
Na parte da tarde, o tema em discussão foi o “Combate ao crime e inteligência na visão de secretários de Segurança Pública”, com a participação dos Secretários de Segurança do Mato Grosso, Mauro Zaque de Jesus, e do Mato Grosso do Sul, Silvio Cesar Maluf e do Secretário-Executivo de Segurança Pública do Mato Grosso, Fábio Galindo Silvestre.
Nesta quarta-feira, dia 8 de abril, serão realizadas palestras para integrantes do GAECOs dos Grupos Estrutural e Grupo Operacional abordando temas envolvendo a exemplo das ferramentas tecnológicas no auxílio das investigações e Aperfeiçoamento das Operações Conjuntas, entre outros. A reunião plenária de encerramento do encontro ocorre na manhã de quinta-feira, dia 9 de abril.
Criado em 2002, o GNCOC integra o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG). Reúne membros dos Ministérios Públicos Estaduais e da União e é responsável por disseminar novas metodologias, práticas, técnicas operacionais e troca de informações e experiências nas ações de investigação.