O Ministério Público de Rondônia participa esta semana de vistorias a unidades prisionais instaladas em Ariquemes e Ji-Paraná, acompanhando equipe técnica da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). O trabalho, que deve se estender a todo Estado, tem como propósito verificar as condições de funcionamento de presídios e cadeias públicas.
As vistorias, ocorridas na última terça-feira (13) ao Município de Ariquemes e nesta quarta (14) a Ji-Paraná, contaram com a presença do Secretário da Sejus, Marcos Rocha, e do Diretor do Centro de Apoio Operacional de Política Penitenciária e Execução Penal (CAOP-PPEP), Procurador de Justiça Carlos Grott.
As inspeções têm oportunizado reuniões com integrantes do Ministério Público e do Judiciário das comarcas, visando o ajustes de situações para melhorar o atendimento dos apenados.
Para o Procurador de Justiça Carlos Grott, o trabalho possibilita a definição de soluções para as questões que afetam o bom funcionamento da execução penal no Estado, de modo mais célere. O entendimento é partilhado pelo Promotor de Justiça de Ariquemes, Rodrigo Leventi Guimarães, que, ao acompanhar a vistoria realizada naquele Município, destacou a importância do diálogo com a Sejus para a exposição de demandas no sistema prisional.
O Secretário Marcos Rocha ressaltou que o contato direto entre Executivo, Ministério Público e Judiciário é fundamental para o bom andamento das unidades prisionais do Estado. “Em Ariquemes, além da situação do atual presídio, verificamos as obras da nova penitenciária, em construção há quatro anos. Vamos buscar meios para concluí-la o mais breve possível”, disse.
Nesta quarta, em Ji-Paraná, o grupo se reuniu com a Promotora de Justiça Eiko Danieli Vieira Araki. Posteriormente, foi feita inspeção às unidades prisionais e à obra da unidade socioeducativa do município.