Várias apresentações serão realizadas no campus UNIR/Vilhena
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
De quarta até sexta-feira desta semana, o Grupo de Pesquisa e Extensão em Comunicação, Discurso e Gênero na Amazônia Ocidental (HIBISCUS) promove o I Seminário Cidadania, Diversidade e Territorialidades: caminhos teóricos e práticos da diferença, atividade de extensão gratuita, dirigida a toda a comunidade, acadêmica e externa, interessada em temas como empoderamento de mulheres do campo, das populações negras e políticas públicas territoriais e para mulheres. Todas as atividades serão desenvolvidas no campus da UNIR/Vilhena.
À noite, a partir das 19h00, ocorrerá a mesa-redonda Mulheres: ruralidades, diversidades, com a presença das convidadas Profa. Dra. Maria das Graças S. N. S., do Mestrado em Geografia da UNIR de Porto Velho, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero (GEPGENERO); Marciane R. S., trabalhadora em agricultura e Presidenta Associação Renascer, e Larissa C. P. R., graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela UNIR/Vilhena, pesquisadora do HIBISCUS. A mediação será feita pelo Prof. Me. Emerson P., do Departamento de Administração da UNIR/Vilhena e membro do HIBISCUS.
Às 22h00, o Prof. Dr. e ator Celso Fr. G., da UNIR/Vilhena, apresentará uma leitura dramatizada do texto Carta para Além do Muro, do escritor brasileiro Caio Fernando Abreu.
Na tarde da quinta-feira, 4, será exibido e comentado o filme “Panteras Negras”, dirigido por Mario V. P., às 16h00. À noite, a partir das 19h00, será realizada a mesa-redonda História, religiosidade e cultura negra: espaços de resistência, que terá como debatedores a Prof. Me. Manoela A. S. N. da S., do IFMT, e o Prof. Aldamiro R., Presidente do Conselho Municipal Quilombola de Vila Bela da Santíssima Trindade. A mediação será feita pelo Prof. Me. José K. L. S. do Departamento de Administração da UNIR/Vilhena, coordenador da atividade de extensão. Às 22h30, Dj Chico comanda o som, no ritmo do tema africanidades/brasilidades.
Às 16h00 da sexta-feira, 5, será exibido e comentado o filme Corumbiara, dirigido por Vincent C.. A mediação será feita por Sandro M. V., graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UNIR/Vilhena. A partir das 19h00, acontecerá a mesa-redonda Territorialidades e Políticas Públicas: caminhos para a justiça social, com os convidados a Profa. Me. Angela M. S., da SEDUC do Estado do Mato Grosso; o Procurador Federal Daniel A. L., do Ministério Público Federal da Comarca de Vilhena, e Adriane A., vice-coordenadora da comissão para instalação do Território da Cidadania Cone Sul de RO e vice-presidente do STTR – Vilhena e Chupinguaia. A mediação ficará por conta da Profa. Dra. Lilian R. C., líder do HIBISCUS e professora da UNIR/Vilhena.
A partir das 22h30 da sexta-feira, o encerramento cultural será feito pelas bancas locais SubPop e Velho Jack.
Ao longo de todo o evento, estará disponível para apreciação a exposição fotográfica Faces do Quilombo – imagens de remanescentes quilombolas de Pimenteiras do Oeste, de autoria da Andréia M., graduada em comunicação Social-Jornalismo pela UNIR/Vilhena.
O seminário marca o encerramento do projeto de pesquisa Gênero, mídia e políticas públicas: análise crítica do discurso governamental sobre o Programa Territórios da Cidadania e propostas de comunicação para a cidadania para/com as trabalhadoras em agricultura mobilizadas. O projeto foi desenvolvido nos últimos dois anos, sob coordenação da Profa. Dra. Lilian R. C., vinculado ao HIBISCUS, com financiamento do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço eletrônico grupohibiscus@gmail.com ou no local. Mais informações, no e-mail do grupo de pesquisa ou na página: https://www.facebook.com/seminariocidadaniadiversidade
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!