Sindicato entrega a semas o Projeto do memorial dos Soldados da Borracha
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
No dia 15 de outubro, representantes do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros do Estado de Rondônia (SINDSBOR), reuniram-se na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) com a finalidade de realizar a entrega do Projeto do Memorial dos Soldados da Borracha .O Local da construção do memorial será que no Parque Circuito, espaço publico da Cidade de Porto Velho no Estado de Rondônia
Construído em 1967 pelo Exercito Brasileiro, Inicialmente conhecido como “O Parque das Seringueiras” teve seu nome alterado para Parque Dr. José Adelino de Moura, popularmente conhecido, “Parque Circuito”. No inicio de 2015 passará a ser um Parque de Conservação Integral.
Segundo o Secretário da Pasta- Edjales de Brito, “Os Seringueiros e Soldados da Borracha fazem parte do Conjunto Histórico, Artístico e Cultural do Povo não só da Capital e sim do Estado de Rondônia, e essa memória nunca poderá ser esquecida, ela tem que ser preservada para gerações futuras”.
Para o vice-presidente do Sindsbor ,George Telles de Menezes(carioca):” Os Soldados da Borracha e seus familiares aguardarão com grande expectativa a construção do memorial, hoje fizemos a entrega do Projeto elaborado pela nossa Assessoria de Comunicação. Estamos a disposição para o acesso das informações necessárias para a construção do memorial e o que me deixa mais entusiasmado é que o Prefeito Dr. Mauro Nazif já é favorável ao Projeto”.
Os Soldados da Borracha vieram para a Amazônia na garantia de que teriam os méritos de combates de guerra, porém, após o final da guerra muitos deles foram esquecidos na Amazônia. Atualmente restam poucos soldados da borracha vivos, esses até hoje aguardam pelo reconhecimento prometido há mais de setenta anos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!