Na área urbana a vacinação está programada para acontecer no dia 11 de outubro, das 9h às 17h.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Prefeitura de Cacoal, através da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), está realizando uma ampla campanha de vacinação contra a raiva animal em toda a cidade e nas comunidades rurais. A imunização através da vacina é uma das principais ações do controle da raiva em áreas urbanas e segue a orientação do Prefeito Franco Vialetto para as ações da SEMUSA.
A campanha que teve início no começo do mês de setembro atendeu nesta segunda-feira (22) a comunidade Nossa Senhora Aparecida, localizada na linha 12. Cerca de 100 animais entre cães e gatos receberam a dose da vacina.
Segundo Leonardo Oliveira, Diretor da Vigilância Ambiental, o objetivo da campanha é defender a integridade animal e humana. “Nosso objetivo é controlar a raiva animal de forma preventiva diminuindo assim o risco da ocorrência da raiva humana. Cacoal vem nos últimos anos superando a meta prevista pela secretaria e não registra nenhum caso de raiva canina desde 2003 e estima-se que essa campanha deva atingir 95 % do proposto. Para mantermos este controle é necessária a participação massiva da população”, declarou Leonardo.
A raiva é uma doença infecciosa aguda, mortal, que afeta os mamíferos e é causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos e depois no sistema nervoso dos animais e não tem cura. Ao homem é repassada geralmente por mordida, arranhão ou lambida de um animal infectado.
Em Cacoal a legislação municipal através da Lei nº 1.289 de 2001, prevê multa para os proprietários de animais nos casos de maus tratos. Artigo 11: É dever de todo cidadão, proprietário de animais domésticos manterem atualizada a vacinação anti-rábica. Artigo 30: Todo Proprietário de cão e gato é obrigado a vaciná-lo contra o vírus da raiva. Não basta ter é preciso cuidar.
Na área urbana a vacinação está programada para acontecer no dia 11 de outubro, das 9h às 17h.
Locais de Vacinação:
Assemuc – Bairro Josino Brito
Esc. Bernardo Guimarães
Esc. Clodoaldo Nunes de Almeida
Esc. Graciliano Ramos
Esc. Maria Aurora
Esc. Frei Caneca
Esc. Paulo Freire
Igreja Batista Nova Aliança
Igreja Luterana (Avenida J.K)
Igreja Nossa Sra. de Fátima
Igreja Santa Luzia
Igreja Santa Teresinha
Igreja São Cristovão
Igreja São Daniel Comboni
Setor de Endemias
UBS Cristo Rei
UBS Gonçalves Ledo
UBS Liberdade
UBS Nova Esperança
UBS São Judas Tadeu (Riozinho)
UBS Village do Sol
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!