Prefeitos rondonienses traçam estratégias para minimizar crise

Prefeitos rondonienses traçam estratégias para minimizar crise

Prefeitos rondonienses traçam estratégias para minimizar crise

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Prefeitos e secretários municipais de Rondônia discutem soluções para a crise sofrida pelas prefeituras brasileiras, durante o “Diálogo Municipalista”, em Cacoal. Os participantes avaliam projetos legislativos que visam aumento de recursos e outros que prejudicam a gestão municipal. O evento acontece durante esta terça e quarta-feira (12-13) e é realizado pela Confederação Nacional de Municípios – CNM em parceira com a Associação Rondoniense de Municípios - Arom.


Como estratégia, o Municipalismo brasileiro direciona suas preocupações ao Congresso Nacional, para assegurar mudanças profundas à atual relação institucional entre União, Estados e Municípios. A ideia é garantir aprovação de Projetos Lei, que melhorem percentuais em repasses federais, criem novas possibilidades de arrecadações tributárias, fixem maior participação dos municípios ao bolo arrecadado e flexibilizem normas sobre prazos danosos aos administradores.

Pela avaliação do presidente da Arom e prefeito de Machadinho do Oeste, Marinho da Caerd, “este é o momento de os prefeitos apresentarem as pautas nacional e regional aos parlamentares federais, para que aprovem medidas favoráveis a facilitação da gestão municipal. Precisamos nos manter unidos, para estabelecermos um diálogo com nossos oito deputados federais e três senadores”. A articulação com os representantes de Rondônia no Congresso, segundo o dirigente, será retomada no próximo dia 02 de setembro em Brasília.

No primeiro dia do evento, os técnicos da CNM expuseram aos prefeitos um panorama apontando perdas que representam mais de R$ 89 milhões aos municípios de Rondônia. Em contraponto, as planilhas demonstram possível ganho de R$ 36 milhões pelas prefeituras rondonienses, caso o Congresso aprove aumento em 1% ao Fundo de Participação dos Municípios – FPM. A PEC 39/2013, que trata o assunto, já foi aprovada pelo senado e segue para a Câmara.

Fortalecimento

Entre as recomendações feitas pela Arom, em consonância com a CNM, destaca-se a política de estruturação dos setores ligados à arrecadação e demais fontes responsáveis pela composição das receitas municipais. Conforme conscientiza a entidade, os prefeitos devem mudar a forma de pensar a captação de recursos e desenvolver a ampliação de receita própria por meio de arrecadação, o que lhes daria independência e autonomia financeiras para gerir setor por setor.

O fortalecimento dos setores de arrecadação com efetiva fiscalização e monitoramento da produção pelas prefeituras é uma saída para melhorar a receita do município, na visão do prefeito de Espigão do Oeste, Célio Renato. Da mesma forma, destacaram os prefeitos de Ministro Andreazza, Neuri Carlos, de Guajrá-Mirim, Dúlcio Mendes e de Chupinguaia, Vanderlei Palhares, que também sugere que a sociedade e órgãos do governo devem ter mais respeito com os prefeitos e saber de suas dificuldades com a execução de projetos sem os devidos recursos.

Pauta Regional

Dentre os itens da pauta regional, encontra-se a tarefa dos prefeitos em mobilizar seus representantes no Congresso para aprovação da extensão do já expirado prazo para que os gestores desativem os lixões. No encontro, os presentes discutem com a Diretoria da Arom novas atuações a serem desenvolvidas pela instituição. Na oportunidade, a entidade passará informes sobre o andamento das demandas junto ao governo do estado, que envolvem convênios e suas formas de repasses, por exemplo.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS