Sem receber, Termo Norte ameaça parar, causar blecaute e demitir trabalhadores
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Sindicato dos Urbanitários (Sindur) alerta para um provável caos energético no Estado de Rondônia com o abrupto desligamento do sistema gerado pela empresa Termo Norte em Porto Velho, responsável pela produção de 340 MW. Além de retirar as máquinas, a diretoria da Termo Norte será obrigada a demitir cerca de 120 trabalhadores porque não recebe a fatura da Eletrobrás Distribuição de Energia desde o mês de novembro de 2013. A conta já chega a R$ 100 milhões e outras operadoras que estão passando o mesmo problema, a exemplo de Manaus (AM), já pararam de operar no Amazonas.
O pagamento pela produção de energia da Termo Norte era feito através do repasse do fundo da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), desconto efetuado nas faturas de todo País para subsidiar a energia da Região Norte do Brasil. Segundo o Sindur, o dinheiro ficou retido pelo Tesouro Nacional e a Diretoria de Distribuição da Eletrobrás não se manifestou sobre o assunto. O próprio governador Confúcio Moura (PMDB), preocupado com a situação, mandou três ofícios ao Ministério da Fazenda, sem lograr êxito. No Piauí e Alagoas, dois estados com o mesmo problema, a solução encontrada para não parar a produção de energia foi repassar o ICMS para a empresa.
“A preocupação do Sindur além do problema com o corte de fornecimento de energia elétrica é com a demissão de trabalhadores por conta da incompetência da gestão da Diretoria da Eletrobras Distribuição, que não está cumprindo o contrato feito para geração da Termo Norte”, explicou Nailor Gato, presidente do Sindicato dos Urbanitários.
Segundo Nailor, Rondônia é responsável hoje pelo fornecimento de 1.200 MW de energia para o Sul e Sudeste brasileiro através da Termo Norte, Santo Antônio, Jirau, HVDC (corrente continua) e as PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas). Como o Estado de Rondônia está interligado ao sistema nacional, a paralisação da Termo Norte pode acarretar sérios problemas para o Operador Nacional de Energia e causar blecautes Brasil afora.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!