Consultora da UNICEF realiza visitas na capital
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na quarta-feira (21), a consultora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Daniela Silva, acompanhada da articuladora estadual Evilásia Nunes, esteve em visita à Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) com o objetivo de articular possíveis parceiros para as ações na área da infância e adolescência.
Após visita as instalações da Seas, no Complexo Rio Madeira, a consultora foi recebida pelo secretário da Assistência Social de Rondônia, Márcio Felix. Durante a reunião, Daniela Silva expôs a preocupação do Unicef com as populações tradicionais. "Sabemos que aqui na região norte é muito grande o número de ribeirinhos, quilombolas e indígenas, e que boa parte dessa população vive em regiões mais isoladas, o que dificulta o acesso aos serviços públicos", expôs Daniela.
O secretário Márcio Felix, apresentou o Plano FutuRO, um plano de governo implantado pela atual gestão e coordenado pela Seas, que visa a inclusão social, alinhada ao desenvolvimento. "O Plano FutuRO tem como objetivo principal a erradicação da extrema pobreza e a superação da pobreza. O plano traz ações e projetos que perpassam pelas áreas, da Educação, Saúde, Segurança, Desenvolvimento Social, Agricultura, Assistência Social, entre outras", explicou Felix.
O secretário detalhou as ações da Seas, dentro desse grande plano de inclusão na área da Assistência Social, com projetos de cidadania, qualificação profissional, inclusão produtiva e habitação de interesse social. "Realizamos em parceria com o CNJ, uma grande ação de documentação indígena no município de Cacoal, onde há um número significativo de indígenas de etnia Suruí; formamos, utilizando a metodologia de capacitação massiva mais de 2 mil Auxiliares de Projetos, nos municípios de Costa Marques e Guajará-Mirim, que são regiões povoadas por ribeirinhos, quilombolas e indígenas; estamos coordenando e apoiando os municípios na execução do Projovem Trabalhador, que em Rondônia oferece 2 mil vagas para jovens de 18 a 29 anos, além da inserção no mercado de trabalho, além dos barcos que Seas disponibiliza nos rios, Madeira, Preto e Machado e na região do Vale do Guaporé, para transportar os ribeirinhos e sua produção de forma gratuita", destacou Márcio Felix.
Na política de habitação de interesse social, o secretário destacou o investimento inédito que o governo está aplicando, tornando real o sonho da casa própria para milhares famílias de baixa renda . "O governo investe R$ 100 milhões de contrapartida financeira, amplia o alcance do Minha Casa Minha Vida e, em Rondônia, já temos mais de 10 mil unidades habitacionais contratadas e a meta do governador Confúcio Moura é entregar 20 mil unidades até 2014", disse Felix.
A consultora do Unicef, Daniele Silva, abordou ainda as questões ligadas à infância e adolescência. "Nosso objetivo é buscar parceria, com os governos, prefeituras e entidades, para a articulação de ações que interfiram de maneira positiva na vida das crianças e adolescentes", destacou Daniela.
Márcio Felix explicou que dentro das competências da Seas, está a Gerência de Políticas Estratégicas para Crianças, Adolescentes e Jovens e, através desta gerência, o Estado vem articulando e apoiando ações juntos aos municípios que atuem na erradicação do trabalho infantil, contra a exploração sexual infantil e todas as mazelas enfrentadas por esse público. "A Assistência Social no Estado, não executa ações direta, pois ela tem a função de implementar, fortalecer e apoiar a Política de Assistência. Em dois anos a Seas lançou três editais voltados à entidades e prefeituras, visando financiar entre outras ações, projetos que contemplasse: prevenção a violência contra criança e adolescente; criança e adolescente vítima de violência; prevenção ao uso de drogas; criança e adolescente em conflito com lei; capacitação de jovens com o primeiro emprego e fomento ao empreendedorismo juvenil", declarou Felix.
O secretário ainda se pôs a disposição do Unicef para firmar parcerias em ações que melhore a vidas das crianças e jovens em situação vulnerabilidade social.
Daniele Silva elogiou as ações do governo, que está muito atuante na área social. "Vemos o empenho do Estado em resolver as questões sociais e ficamos felizes em saber que um governo prioriza o social e cuida da sua população", frisou Daniele.
A consultora fica no estado até sábado e irá realizar várias visitas e instituições e entidades que atuam diretamente com a população de ribeirinhos, indígena e quilombolas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!