TRÂNSITO - Fiscalização na capital já apreendeu mais de 150 veículos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Como resultado do trabalho de fiscalização da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), 55 ônibus e mais de 100 veículos, entre táxi e mototáxi, foram apreendidos na capital de janeiro a julho. A ação realizada por 19 fiscais de segunda a sexta-feira, com plantões extras aos finais de semana, tem sido intensificada, apresentando saldos positivos ao serviço de transporte público.
Por lei, os coletivos precisam passar anualmente por uma vistoria para verificação do ano da frota e condições de uso, acompanhada de um laudo conforme a Norma Brasileira de Regulamentação (NBR) 14040, que trata da inspeção de segurança veicular e que analisa 74 itens, como emissão de gases poluentes e ruídos, freios, alinhamento, entre outros.
Os ônibus recolhidos não passam por vistoria há mais de 8 anos e estão sendo retirados um a um de circulação pela Coordenadoria de Transportes. De acordo com o Coordenador, Everton Kemp, o trabalho esta sendo realizado de forma parcial para não prejudicar a população. “Temos conhecimento de que todos os veículos estão com a vistoria irregular. Estamos seguindo os trâmites legais, as duas empresas já foram notificadas e autuadas por três vezes, mas não podemos deixar os usuários desassistidos removendo todos os carros de uma vez, por isto atuamos desta forma, a exemplo da última sexta-feira (26) em que apreendemos um coletivo, três táxis e dois mototáxis”, explicou Kemp completando que a cada ônibus retirado a empresa recebe a determinação de substituí-lo para não interromper as atividades da linha.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!