Após intensas operações naquela região, o índice de homicídios e demais índices de criminalidade têm diminuído drasticamente. Essa diminuição é fruto do empenho da polícia no desenvolvimento das atividades realizadas com perseverança insistente e planejamento, bem como da estruturação de delegacias especializadas tais como a Delegacia de Homicídio e Patrimônio na cidade de Ariquemes. “Estamos exercendo um trabalho mais focado e pontual, procurando dirimir os pontos de maior incidência criminosa e solucionar os inquéritos abertos”, disse o delegado regional de Ariquemes, Thiago Flores.
O secretário da Sesdec, Marcelo Bessa, disse que haverá uma intensificação na realização de grandes operações no Estado, destacando que muitas outras operações estão por vir. “É uma forma de darmos uma resposta rápida à sociedade. Não iremos tolerar ações de quadrilhas que se utilizam da tranquilidade dos municípios do interior do Estado para praticar crimes”. Disse Bessa.
Com base nos dados fornecidos pelo Núcleo de Análise e Estatística Criminal da Sesdec, podemos visualizar um declive brusco no número de homicídios da região do Vale do Jamari, uma vez que se compararmos o mês de janeiro de 2012 ao mês de janeiro de 2013, observaremos um decréscimo de 42,9% (quarenta e dois vírgula nove por cento). Segundo o Delegado de Buritis, Lucas Torres, desde 17 de janeiro do corrente ano, não há registro de homicídio doloso na cidade de Buritis e houve também uma redução considerável de ações delituosas naquela região.
A redução dos índices criminais denota a seriedade e o comprometimento com manutenção da ordem pública e a segurança da população, por parte do Governo da Cooperação, através das ações diretas desta Sesdec.