Portadores da doença de Lúpus não tem medicamento em Rondônia

Portadores da doença de Lúpus não tem medicamento em Rondônia

Portadores da doença de Lúpus não tem medicamento em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um entrave na entrega de medicamentos vem afetando diretamente os portadores da rara doença Lúpus em Rondônia. Freqüente nas mulheres, a Lúpus é uma doença que provoca um desequilíbrio no sistema imunológico e que não tem cura.
Para viver e usufruir de uma vida relativamente normal, o portador da doença de Lúpus, necessita de um medicamento denominado Micofenolato de Sódio, remédio que custa aproximadamente três mil reais e precisa ser comprado fora do estado de Rondônia.
Esse remédio é uma potente arma para evitar rejeições em pacientes que realizam transplante de órgãos e um grande alívio para os portadores da doença de Lúpus.

De acordo com uma mãe de uma moça de apenas 17 aos e portadora de Lúpus desde os 10 anos, a utilização do remédio é vital.

De responsabilidade do Governo do Estado de Rondônia, a distribuição desse medicamento está paralisada aos portadores de Lúpus.

“Já entramos com ação no Ministério Público exigindo a entrega da medicação, mesmo assim, o governo não atende as ordens judiciais”, afirmou a mãe da portadora da doença que para preservar a filha preferiu não se identificar.
Segundo um representante do DGAF (Direção de Gestão e Assistência Farmacêutica) o estoque de Micofenolato de Sódio está abastecido, porém, de acordo com a Portaria de nº 2381/2009 que rege sobre a distribuição de medicamentos de alto custo, a medicação apenas pode ser repassada a pacientes que realizaram transplantes.
“Sabemos da necessidade do Micofenolato de Sódio aos portadores de Lúpus, porém, como as verbas são federais precisamos cumprir a risca as decisões impetradas. Infelizmente os funcionários estão de mãos atadas”, disse o representante do DGAF.
Enquanto isso os portadores de Lúpus contam com a sensibilidade entre o Governo do Estado de Rondônia e o Governo Federal, para resolverem esse entrave que impede às pessoas que sofrem tanto com essa doença, tenham ao menos a possibilidade de terem uma vida digna.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS