Na manhã de hoje (07), o governador Confúcio Moura e o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Marcelo Bessa, entregaram para a sociedade a Divisão de Flagrantes da Policia Civil.
Com investimento de quase R$ 1 milhão, o prédio foi todo reformado com a finalidade de melhorar a qualidade dos serviços prestados e atendimento à população.
Durante a solenidade, Bessa ressaltou que o novo prédio será o cartão postal da policia, pois terá salas adequadas para a imprensa, cartórios e uma sala para os advogados atenderem os conduzidos. “Os policiais militares também terão uma sala adequada para realizar o boletim de ocorrência, além de sala para os datiloscopistas”, explica o secretário da Sesdec.
Na oportunidade Bessa, anunciou alguns investimentos na segurança. “O Governo da Cooperação tem se preocupado com a segurança e vai investi R$130 milhões na segurança pública , onde serão construía quatro Unisp em Porto Velho, e uma em Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena, construção do Instituto de Criminalística, do Complexo de Polícia Civil e de Delegacias Especializadas, entre outros investimentos que irão beneficiar a sociedade”, esclarece o secretário.
O governado Confúcio Moura esclareceu que o desafio maior é executar as obras, pois o Estado não tem empresas adequadas. “Para esse ano serão mais de quatrocentas obras realizadas no Estado. Então temos que analisar bem as empresas que irão realizar as obras com seriedade, pois no próximo ano é ano eleitoral e temos que terminá-las até abril, porque depois não podemos fazer mais nada”, discursou o governador Confúcio Moura.
Moura também disse que agora os delegados irão trabalhar em local adequado. Depois do encerramento da solenidade, o governador Confúcio Moura conheceu cada espaço da Divisão de Flagrantes da Policia Civil
Participaram dessa solenidade o chefe da Casa Civil Marco Antônio Faria, comandante-geral da PM de Rondônia, coronel Paulo Cesar de Figueiredo, além de representante do Corpo de Bombeiro, Marinha e Base Área de Porto Velho.
Funcionamento
A obra teve início em 2008 com prazo de conclusão para maio de 2009, mas a reforma teve que ser parada por diversas vezes por causa de pedidos de novos aditivos e readequação do projeto. A Central de Policia estava funcionando provisoriamente há três anos na Rua Alexandre Guimarães, no Bairro Areal.
De acordo com o coordenador da Divisão de Fragrantes, Renato Souza, os atendimentos serão realizados com plantão 24 horas. “A equipe será composta por delegados de polícia, escrivães, agentes de polícia civil, datiloscopistas e policiais militares. O atendimento ao público inicia após o carnaval”, afirma o coordenador.
A Central atenderá além da capital Porto Velho os distritos de Jaci-Paraná, Nova Mutum, Extrema e os municípios de Candeias do Jamari e Itapuã D’ Oeste.