A Eletrobras Distribuição Rondônia, dentro do esforço de colocar o recebimento de contas em dia, estará promovendo a suspensão do fornecimento em prédios públicos de Prefeituras Municipais inadimplentes no Estado, cuja dívida chega a R$25 milhões.
Das 52 prefeituras de Rondônia, 22 estão adimplentes, 02 em negociação e 28 possuem débito, o que corresponde a 58% de inadimplência. O Diretor Comercial da Eletrobras, Luiz Armando Crestana, ressaltou as consequências desse descumprimento: “é uma situação em que todos saem perdendo: a Distribuidora, o Poder Público e a sociedade em geral. Faltam recursos que seriam destinados a investimentos na melhoria e na expansão do sistema elétrico e se criam passivos que terão que ser pagos no futuro”, afirmou.
Desde 03 de dezembro, 30 equipes estão reforçando os serviços de suspensão no fornecimento de energia elétrica por atraso no pagamento das unidades consumidoras que já receberam o reaviso do vencimento.
Neste ano com relação à classe privada (residencial, comercial, industrial e rural), a empresa está concedendo, em caráter excepcional, a condição de pagamento das contas sem a incidência de juros, multa e correção, para pagamentos efetuados até o dia 28 de dezembro.
A inadimplência corrente da distribuidora atinge R$ 243 milhões, tendo crescido 33% neste ano. Este débito está distribuído pelas Classes de Consumo conforme segue: Serviço Público (empresas de água e esgoto): 34% (83 milhões), Residencial: 32% (77 milhões), Poder Público: 12% (29 milhões), Comercial: 10% (23 milhões), Industrial: 7% (18 milhões) e Rural: 5% (13 milhões).