PAINEL POLÍTICO - “O prefeito perdia tempo no cuidado de seus negócios familiares em vez de tratar das obras e da gestão pública”, diz documento do PT – Por Alan Alex

PAINEL POLÍTICO - “O prefeito perdia tempo no cuidado de seus negócios familiares em vez de tratar das obras e da gestão pública”, diz documento do PT – Por Alan Alex

PAINEL POLÍTICO - “O prefeito perdia tempo no cuidado de seus negócios familiares em vez de tratar das obras e da gestão pública”, diz documento do PT – Por Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Tensão
O fim de semana foi marcado pela tensão entre o Legislativo e o Executivo, relação que vinha azedando há tempos e chegou ao limite no sábado, quando o presidente da Assembleia Legislativa, Hermínio Coelho convocou uma coletiva para apresentar “sérias denúncias” contra o governador Confúcio Moura. Hermínio mostrou uma série de cheques que, segundo ele, teriam sido sacados pelo cunhado do governador, Francisco de Assis e outros depositados em contas do próprio Assis ou de parentes de Confúcio e entre eles, ainda de acordo com o presidente da ALE, estaria a esposa do governador, Alice Moura.
Ato isolado
Mas Hermínio cometeu um erro estratégico ao tomar tal atitude. Ele estava só. A seu lado na coletiva estavam apenas assessores próximos, não tinha um procurador da Casa, nem um outro deputado, apenas ele e a imprensa. E mais, ainda esperava obter, nesta segunda-feira, assinaturas suficientes para instaurar a “CPI dos Consignados”. Para essa missão ele escalou o enrolado deputado da Termópilas, Flávio Lemos.
Reação
Evidente que tais acusações não seriam ignoradas pelo governo, que reagiu rapidamente. No domingo o governador esteve no Ministério Público onde entregou ao Procurador-Geral, Héverton Aguiar, uma autorização para que o MP tivesse acesso ao sigilo bancário seu e de sua esposa. Pessoas próximas ao governador afirmam que “a paciência esgotou”. Confúcio vem evitando o confronto direto desde que assumiu o governo. Aguentou calado as falácias de Ivo Cassol e vinha mantendo-se alheio as acusações feitas por Hermínio, a gota d´água foi terem mexido com sua esposa.
As acusações
Imputadas a Confúcio são gravíssimas e segundo o governador “requentadas”. A primeira impressão é que as provas são circunstânciais, quase uma fofoca. Hermínio se precipitou e queimou etapas. Para executar uma manobra dessa envergadura ele precisava ter ao seu lado ao menos 12 deputados com as devidas assinaturas no requerimento de abertura da CPI. Pela forma como foi conduzida a situação, a CPI já nasce, se nascer, morta.
Fogo amigo
Mas informações nos bastidores dão conta que grande parte da motivação de Hermínio se deu após uma reunião em Ji-Paraná na última quarta-feira quando esteve com o senador Acir Gurgacz, o empresário Assis Gurgacz e o vice-governador e diretor do Detran Aírton Gurgacz. Alías, o vice vem trabalhando contra faz tempo. Fez do Detran uma espécie de feudo e vem se recusando sistematicamente a trabalhar em equipe. Os dias dele frente ao Detran podem estar contados.
Avaliando
Um relatório elaborado pelo Partido dos Trabalhadores de Rondônia logo após o encontro estadual da legenda em Jaru no início deste mês, intitulado “avaliação eleitoral 2012”, detalha o fiasco da gestão Roberto Sobrinho em Porto Velho e o aponta como principal responsável pelas sucessivas derrotas da legenda. Em determinado trecho o documento diz, “A eleição estadual de 2010 foi muito ruim. O prefeito da capital tinha projeto pessoal definido e não aceitou a decisão do PT de não entregar a capital para o PMDB. Em atitude personalista, queria para si uma aventura de candidatura a governador, quando, de fato, já existiam dois pré-candidatos no processo (Fátima e Valverde).”
Motivos?
De acordo com o relatório, “o resultado foi o total abandono das candidaturas de Valverde e de Fátima Cleide pelo prefeito, a repetir o erro patrocinado em 2006. É importante deixar claro que esse não foi o único motivo da derrota em 2010. Não podemos ser simplistas e ingênuos a esse ponto. No entanto, teve um peso nada desprezível. A campanha de Senado não teve a doação de 1 litro de combustível articulado (evidentemente, de forma legal) pelo prefeito. Absolutamente nada. Não fez campanha de rua e não pediu voto de forma militante. Quais as razões?”.
Cizânia
O relatório contnua, “sem exercer o seu papel de líder maior do PT, o prefeito da capital, com seu pensamento muito centrado no projeto pessoal, contribuiu para o aprofundamento das divisões internas e das brigas sem fim. Não foi capaz de estancar esse processo”. E o relatório ainda acusa Roberto de “virar empresário”, “o prefeito perdia tempo no cuidado de seus negócios familiares em vez de tratar das obras e da gestão pública. Virou empresário e usava o cargo para ganhar dinheiro”. Essa percepção pelos petistas coloca um ponto final no discurso de Sobrinho, que afirmava “ter conseguido ser compreendido pelos companheiros” quando afirmou que “era transparente porque sua empresa estava em seu nome e não de laranjas”.
Internamente
Roberto Sobrinho anda articulando para ser secretário de Agricultura do governo, ou coisa parecida. Ele vem forçando para tentar ser indicado, mas a situação do PT junto a gestão Confúcio caminha para um desarranjo.
Popular
O restaurante popular de Porto Velho parece ser uma das únicas coisas que realmente funcionam. Mas isso ocorre porque a prefeitura não tem a gerência, do contrário, certamente ainda estaria em obras.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
Estilo de vida ativo pode desacelerar Alzheimer
Um estilo de vida ativo ajuda a preservar a massa cinzenta do cérebro de adultos e pode reduzir a demência e o mal de Alzheimer, de acordo com estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. A pesquisa foi realizada através da análise da estrutura do cérebro de 876 adultos, com média de 78 anos de idade. "Nós tivemos 20 anos de dados clínicos sobre o grupo, incluindo índice de massa corporal e hábitos de vida", explica Cyrus Raji, um dos autores do estudo. "Nós tiramos nossos pacientes de quatro locais em todo o país e fomos capazes de avaliar a produção de energia na forma de quilocalorias por semana".
Depois de controlar idade, tamanho de cabeça, disfunção cognitiva, sexo, índice de massa corporal e educação, os pesquisadores encontraram uma forte associação entre a produção de energia e volume de substância cinzenta em áreas do cérebros. O maior gasto calórico foi relacionado a maiores tamanhos nos lóbulos frontal, temporal e parietal, incluindo o hipocampo, o cíngulo posterior e os gânglios basais. "A massa cinzenta inclui neurônios que funcionam na cognição" explica Raji, e continua, "As áreas do cérebro que se beneficiam de um estilo de vida ativo são as que consomem mais energia e, aos mesmo tempo, são muito sensíveis a danos". A demência atinge mais de 35 milhões de pessoas ao redor do mundo vivem com a doença, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), e o número deve dobrar até 2030. O mal de Alzheimer é a maior causa para o problema e, atualmente, não tem cura.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS