Promotores de Justiça participam de curso no TCE sobre contabilidade pública investigativa

Promotores de Justiça participam de curso no TCE sobre contabilidade pública investigativa

Promotores de Justiça participam de curso no TCE sobre contabilidade pública investigativa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Cerca de 50 representantes do Ministério Público estadual (MP), entre promotores de Justiça e analistas do quadro técnico, estão participando do curso Contabilidade Pública Investigativa, realizado, de forma inédita, pelo Tribunal de Contas (TCE), através da Escola Superior de Contas (Escon).
A abertura da capacitação, nesta segunda-feira (19), contou com a presença dos conselheiros José Euler Potyguara Pereira de Mello, presidente do TCE, e Wilber Carlos dos Santos Coimbra, presidente da Escola Superior de Contas, além do procurador-geral de Justiça do MP, Héverton Alves de Aguiar.
Em seu pronunciamento, o conselheiro José Euler destacou o fortalecimento institucional e a parceria estabelecida entre o MP e o TCE, inclusive com a assinatura de termo de cooperação. “Essa parceria envolve, entre outros aspectos, a capacitação, e tem como objetivo reforçar nossa atuação, já que são duas instituições que têm muito o que contribuir para a sociedade”, disse.
Já o presidente da Escon, conselheiro Wilber Coimbra, enalteceu a disposição do MP em solicitar o curso ao TCE, visando garantir plena atuação às duas instituições: “Se o crime, a cada dia, se organiza, é mais do que necessário também reforçarmos o aparato estatal, a fim de termos plena atuação em defesa do patrimônio público, da moralidade e da cidadania”.
O procurador-geral Héverton de Aguiar explicou que a capacitação foi idealizada, a fim de permitir aos representantes do MP obterem conhecimento suficiente para colher, em peças ou laudos contábeis, provas a fim de garantir resolutividade e efetividade nas ações de enfrentamento de possíveis fraudes ou ilícitos do mundo da administração pública.
Devido ao pioneirismo e importância do curso, o procurador-geral do MP, que também preside o Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado (GNCOC), afirmou que a capacitação pode ser o embrião para outras iniciativas desse porte a serem deflagradas nos demais estados. “Vamos levar essa ideia ao GNCOC, a fim de reforçar nossa atuação no combate à improbidade administrativa e à corrupção”, declarou.
INSTRUTOR
Feita a abertura, um dos instrutores do curso, o auditor Omar Pires Dias, fez rápida explanação dos assuntos que serão abordados no curso, que prossegue até quarta-feira (21). Além da parte prático-teórica relativa ao controle dos gastos públicos, ainda será feita uma apresentação dos sistemas que são utilizados pelo TCE em sua atividade fiscalizatória, incluindo o Sistema Integrado de Gestão e Auditoria Pública (Sigap).
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS