Asco e desumanidade, assim pode ser definido o que sente as pessoas que assistem as cenas registradas por um paciente internado no Pronto Socorro João Paulo II em Porto Velho.
Nas imagens é possível observar que um cano da sistema de esgoto, estourado a vários dias, joga detritos fecais por toda uma área localizada ao lado de um setor da unidade de saúde onde pacientes estão internados.
“No inicio fedor é insuportável, porém com o tempo os médicos e pacientes vão convivendo com isso. Fazer o que se não temos outro lugar para ir?”, desabafou o paciente que registrou as imagens.
Há cinco dias o jornal Rondoniaovivo divulgou uma matéria onde expunha fotos da forma desumana como os pacientes são alojados no Pronto Socorro João Paulo II. A unidade de saúde é uma das maiores dores de cabeça do governo do estado que já realizou várias ações para resolver esse problema, porém até o momento a situação parece continuar desumana com quem é atendido na unidade.
A construção de um hospital de pronto atendimento do município para desafogar o João Paulo II é praticamente praxe nas propostas de quase todos os candidatos a prefeito da capital. Enquanto isso, a população rondoniense continua alojada de forma desumana de desrespeitosa como as imagens do vídeo mostram.