PAINEL POLÍTICO - Mariana nunca se manifestou em caso envolvendo ex-vereador Chico Caçula, condenado por estupro – Por Alan Alex
O que também chamou a atenção foi a atitude omissa das duas únicas representantes do sexo feminino naquela Casa, as vereadoras Ellis Regina e Mariana Carvalho. Ambas se comportavam como se o caso de Chico Caçula fosse uma bobagem, uma ação comum, um crime
O que também chamou a atenção foi a atitude omissa das duas únicas representantes do sexo feminino naquela Casa, as vereadoras Ellis Regina e Mariana Carvalho. Ambas se comportavam como se o caso de Chico Caçula fosse uma bobagem
Esse passado que não apaga
Em 2011 a população de Porto Velho assistiu estarrecida uma prova inconteste do corporativismo da Câmara de Vereadores, o caso Chico Caçula. O ex-vereador, que estava respondendo ação criminal por ter mantido relações sexuais com uma menor repetidas vezes, foi condenado e mesmo assim a Câmara não se manifestou no sentido de puni-lo. Quando o caso veio à tona através dos sites de notícias, a Câmara protelou ao máximo o início do processo de cassação, que culminou com a renúncia de Caçula. A Câmara não iria caçá-lo.
Porém
O que também chamou a atenção foi a atitude omissa das duas únicas representantes do sexo feminino naquela Casa, as vereadoras Ellis Regina e Mariana Carvalho. Ambas se comportavam como se o caso de Chico Caçula fosse uma bobagem, uma ação comum, um crime menor. Mas não era. Nunca foi. Chico Caçula pagou para uma mulher aliciar uma pré-adolescente e manteve relações com a menina por pelo menos duas vezes. Em sua defesa alegou que “ela não era mais virgem”. Espera-se de uma autoridade que ela cuide da população e não que se aproveite da condição de miséria. Pior foi a atitude das duas únicas pessoas que deveriam lutar para impedir até mesmo o acesso de Chico Caçula nas dependências da Câmara, mas elas sequer se incomodavam.
Só chegaria ao fim com a renúncia de Chico Caçula. Ele não seria cassado. A Câmara estava disposta a mantê-lo, alegando que cabia recurso e ele poderia vir a ser inocentado. Tão grave quanto o crime cometido por Chico Caçula foi o apoio imoral dado pelos vereadores. E mais grave ainda quando esse apoio parte de duas mulheres, que deveriam lutar pelos direitos delas mesmas. O mínimo que se esperava delas é que fossem buscar a vítima, emitissem ao menos uma nota sobre o assunto, mas elas preferiram o silêncio, numa clara concordância com o crime de Chico Caçula.
--
Esse episódio
Lamentável e extremamente grotesco, revela-nos uma certeza, a de que precisamos avaliar com muita cautela quem estamos escolhendo para nos representar. Omissão é crime, e uma autoridade omissa é ainda mais criminosa, por que é paga para nos defender e ao não fazê-lo a covardia é ainda maior.
Outra
Uma das alternativas à cassação de Chico Caçula era o retorno de Mário Sérgio, então presidente da EMDUR para a Câmara, já que Caçula era suplente. Mário se recusava a regressar alegando “projetos que precisavam de sua presença”. Este ano, denúncias de corrupção dentro da EMDUR estão mostrando quais eram esses “projetos”. Na ocasião Mariana foi procurada por diversas vezes para se manifestar sobre a situação, mas ela saiu em defesa de Mário Sérgio. Deu no que deu.
E as casas?
Mariana Carvalho anda prometendo a construção de 10 mil casas populares. Não vai cumprir. E não apenas ela. Qualquer um que fizer tal promessa estará mentindo. Porto Velho está fora do Programa de Aceleração do Crescimento. Mais teriam feitos os nobres edis, que se tivessem fiscalizado as obras da prefeitura. A Câmara de Porto Velho, sem nenhuma exceção foi omissa em todos os sentidos em relação a administração Roberto Sobrinho.
Foram ainda
Coniventes e só disseram “amém” durante todo o período da atual legislatura. Quem não lembra das acusações contra Jair Ramires que nunca deram em nada? Quem não lembra das denúncias feitas contra Jaime Gazola, que vendeu seu mandato por diversas vezes? Quem não se recorda de Marcelo Reis defendendo com unhas e dentes o prefeito de Porto Velho? Agora todos alegam ser “oposição” alguns chegam ao cúmulo de se dizerem “combativos”, quando na verdade não moveram uma palha sequer no sentido de coibir algumas aberrações, como a destruição do patrimônio histórico de Porto Velho. O caótico trânsito da cidade se deve a fraca atuação dos vereadores, que nunca se posicionaram alegando “não querer ferir os interesses de empresários que geram empregos”. Por causa disso estamos nessa situação.
Saúde
Foram omissos em nunca cobrar da prefeitura a implantação do pronto socorro municipal. Tampouco se preocuparam em saber por que as obras das UPAs sofriam sucessivas paralisações. E nem vamos falar aqui dos viadutos que nunca são concluídos. Tem algo de podre naquela Câmara e a hora de limpar é agora.
No ar
O candidato a presidência da OAB de Rondônia Andrey Cavalcante colocou no ar nesta segunda-feira o site de sua campanha. No endereço www.andreycavalcante.adv.br é possível acompanhar as propostas, agendas e até sugerir projetos em prol da categoria.
Via Close
Os telefones celulares com tecnologia CDMA operados pela Vivo serão cortados e o sinal desativado. A medida vai prejudicar milhares de pessoas que dependem desta tecnologia para ter acesso a telefonia, especialmente as comunidades mais isoladas e a região do baixo Madeira, onde apenas o sinal CDMA alcança. Para a empresa, é uma mudança que visa lucros. O sinal CDMA tem um alcance mais longo do que o GSM, porém comporta pouco volume de transmissão de dados, tornando-se pouco atraente em arrecadação. Mas para comunidades distantes, o telefone não é um luxo e a suspensão do serviço afetará diretamente os mais pobres. A empresa avisou através de mensagens a suspensão do serviço há apenas dois dias, criando uma revolta entre os clientes. Lideranças do distrito de São Carlos ameaçam protestar em frente a sede da empresa. As informações são de Alexandre Badra.
Suspensa
A divulgação da pesquisa IBOPE que aconteceria nesta terça-feira foi suspensa por determinação judicial. O instituto não inseriu o candidato Mário Português nas projeções para segundo turno alegando que o mesmo não estaria “entre os quatro primeiros”. Os outros candidatos esperam ter acesso aos números para entrarem com recurso. Só vai entrar quem aparecer bem, do contrário preferem deixar quieto.
Demissão
Em andamento na corregedoria da Assembleia Legislativa um processo administrativo contra José Batista, ex-secretário adjunto de saúde do Estado preso na Operação Termópilas. A Portaria foi publicada hoje no Diário Oficial do Legislativo estadual e tem sessenta dias para ser concluída, podendo ser prorrogada por igual período. Batista é Técnico Administrativo da Assembleia Legislativa de Rondônia e, pode ser demitido do serviço público, antes mesmo da sentença condenatória criminal.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
Chocolate produz mesmo efeito no cérebro que as drogas
O chocolate tem um efeito no cérebro semelhante ao ópio. É o que diz estudo da Universidade de Michigan que compara obesos a viciados em drogas. Durante a pesquisa, a quantidade de de encefalina, uma endorfina com propriedades similares ao ópio, aumentou nos roedores que comiam pequenos pedaços se chocolate. Quando um medicamento foi usado para estimular o neostriatum dorsal, a área do cérebro que libera a química, o número de alimentos consumidos pelos ratos também aumentou. No cérebro, a encefalina se conecta a receptores musculares para reduzir a dor e produzir sentimentos de prazer. — O estudo mostra que o cérebro tem mais maneiras de recompensar o excesso de consumo de uma pessoa do que imaginávamos. A área do órgão ativada quando obesos olham para comida é a mesma de quando drogados olham para drogas —afirma Alexandra DiFeliceantonio, autora do estudo.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Termos e condições de uso "Opiniões dos Assinantes"
A seção de Comentários do Portal Rondoniaovivo.com tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
Apenas assinantes do Portal Rondoniaovivo.com, devidamente cadastrados conforme item 1 abaixo, com nome e sobrenome verdadeiros, podem realizar comentários às reportagens através da Seção de Comentários.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do assinante cadastrado, inclusive nos casos de uso por terceiros que utilizem seu código de assinante.
A Seção de Comentários destina-se ao debate sobre o conteúdo publicado no Portal Rondoniaovivo.com, apenas para fins informativos e de entretenimento, excluindo qualquer utilização comercial ou publicitária. Os comentários publicados pelos assinantes não constituem opinião do Portal Rondoniaovivo.com e não são por ela endossados, não constituindo aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional de qualquer natureza.
O Rondoniaovivo permite que os leitores tirem do ar comentários que eles próprios tenham feito no site do jornal e queiram apagar. Escreva para redacao@rondoniaovivo.com
O Portal Rondoniaovivo.com tem a prerrogativa de, a seu exclusivo critério e independentemente de qualquer aviso ou notificação, retirar qualquer postagem do ar, mesmo que a postagem não viole as regras estabelecidas nestes Termos de Uso.
Os presentes Termos e condições de uso são regidos pela legislação da República Federativa do Brasil. Seu texto deverá ser interpretado no idioma português e os usuários submetem-se ao Foro Central da Comarca de Porto Velho.
Forma de acesso e cadastro ao comentário
Para que seja permitido o acesso do assinante a Seção de Comentários, objeto do presente termo, é necessário ser assinante do Portal Rondoniaovivo.com e possuir seu e-mail cadastrado e senha de acesso ao site. Caso ainda não tenha realizado seu cadastro, preencha o formulário de Cadastramento.
Ao realizar seu cadastramento, o assinante se compromete a observar esses Termos de Uso, a utilizar termos aceitáveis socialmente, e a não desrespeitar a lei e a ordem pública.
O assinante deverá informar seu próprio endereço eletrônico a ser utilizado para sua identificação no comentário. A senha poderá ser alterada a qualquer momento para sua identificação e permissão de acesso à página de comentários.
Todas as informações do assinante são protegidas por senha para a sua segurança e privacidade.
As páginas de internet estão sujeitas a problemas de interrupção, falha técnica ou indisponibilidade de funcionamento temporário, não tendo o Portal Rondoniaovivo.com qualquer responsabilidade sobre tais ocorrências.
O Portal Rondoniaovivo.com registra o IP, data e hora de acesso de todo internauta que se conecta ao sistema de comentários. O registro é feito nos termos da Lei 12.965/2014, e os dados poderão ser fornecidos a autoridades públicas, na forma da Lei, quando for necessária a identificação do autor de um comentário.
Serão vetados comentários que:
- Não tratem do assunto objeto da reportagem em que foi postado;
- Utilizem linguagem chula, grosseira ou ofensiva, palavras cortadas por caracteres ou escritos em outra língua que não o português e totalmente em maiúscula;
- Divulguem links e contas de redes sociais;
- Divulguem Banners publicitários;
- Ofereçam qualquer tipo de produto para venda, procurar anunciantes e patrocinadores;
- Veiculem material pornográfico, persecutório, ameaçador, racista ou discriminatório com relação a raça, religião ou nacionalidade;
- Veiculem informação sobre atividades ilegais e incitação ao crime;
- Veiculem afirmações ou material calunioso, injurioso ou difamatório;
- Veiculem propaganda política para candidatos, partidos ou coligações, bem como propaganda a respeito de seus órgãos ou representantes;
- Contenham páginas e arquivos criptografados ou protegidos por senhas;
- Veiculem programas e arquivos que contenham vírus ou qualquer outro código que ponha em risco arquivos;
- Veiculem informação relativa a pirataria de software;
- Utilizem-se do serviço, desvirtuando sua finalidade, com o intuito de cometer qualquer atividade ilícita;
Veiculem informações sobre atividades de concursos, pirâmides, correntes, lixo eletrônico, spam ou quaisquer mensagens periódicas ou não solicitadas (comerciais ou não) ou abusivas;
- Veiculem conteúdo ou material protegido por direitos autorais, sem autorização do autor ou de seu representante.
- Veiculem fotos ou vídeos sem autorização dos fotografados.
- Responsabilidades e Não-Licença
- Os textos, fotografia, imagens, logomarcas nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com se encontram protegidos por direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização do Portal Rondoniaovivo.com. Em hipótese alguma o assinante adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos.
No caso de utilização indevida das informações constantes nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com ou dos comentários, o assinante assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.
Se for descumprida quaisquer das regras expostas neste Termo de Uso ou for verificado o exercício de qualquer conduta ilegal, o comentário será excluído do Portal Rondoniaovivo.com.
A infração às regras deste Termo de Uso pode ensejar, a critério exclusivo do Portal Rondoniaovivo.com, a moderação permanente dos comentários do assinante e/ou à exclusão do usuário após comunicação prévia.
A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Portal Rondoniaovivo.com poderá cancelar o Seção de Comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos assinantes e/ou a terceiros.
Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!