No último domingo (09) a CUMPS (Central Única dos Movimentos Populares e Sociais) e os candidatos a prefeito de Porto Velho se reuniram para discutir sobre interesses relacionados a habitação popular, juntamente com os associados, que estavam na expectativa de conhecer quais os compromissos que cada candidato terá após ganhar as eleições.
O seminário iniciou às 09h30 da manhã, com a presença do Presidente da CUMPS, Josué Shockness, o Diretor de Habitação, José Carlos Tavares Ramos, o Diretor Nacional do CONAM e Secretário Geral da CUMPS Washingtom Vieira e o colaborador Dárius Augustus.
O primeiro candidato a chegar foi Mário Sérgio (PMN), deixando claro que todos os candidatos estão preocupados com esta questão. Em seguida mencionou que é imprescindível o apoio das empresas privadas, quanto aos royalties que as usinas têm para cada cidade, a parceria da CUMPS, do CONAM e da Prefeitura. “Com isso será possível beneficiar os associados que realmente precisam receber suas casas e se sentirem dignos”, disse o candidato.
O compromisso apresentado por Mário Sérgio já é existente em várias partes do Brasil, trata-se do projeto João de Barro, um convênio entre a prefeitura e o sistema prisional, onde a construção do conjunto habitacional é feita no sistema de mutirão dos apenados, onde eles entram com a mão de obra, a prefeitura doa o material e a cada dez casas construídas é feita uma em bonificação para a família dos apenados.
Em seguida o candidato Lindomar Garçom (PV) se manifestou deixando claro que é a favor do projeto e fará todo o esforço necessário para que se torne realidade, disse que não vai abrir mão do direito de moradia para a população, pois conhece a necessidade que os associados tem para adquiri-las. Mencionou que esse grande projeto tem vontade política da entidade, porém, falta vontade do governo.
Afirmou ainda, que acredita na entidade, por isso se fez presente disponibilizando seu comprometimento como futuro prefeito (caso ganhe as eleições) irá colaborar na infraestrutura e nas melhorias das localidades habitacionais, pois sabe da seriedade que existe neste projeto e está disposto a cumprir todos os passos para que seja realizado o desejo tão sonhado da casa própria de cada família.
Logo após, a candidata Mariana Carvalho (PSDB), enfatizou o trabalho de parceria com a CUMPS, para juntos enxergarem as soluções dos problemas que o município vive, garantindo uma habitação de qualidade e moradia digna, trabalhando dentro das providências cabíveis a Prefeitura e reivindicando o que o Governo Federal disponibiliza para ela.
Ela se comprometeu em criar um banco de materiais, sobras de grandes e pequenas construções onde são resgatados e mantidos no banco de materiais, os quais os associados que estiverem cadastrados retiram os materiais para a construção de suas casas. Citou também a busca de parcerias com a polícia e com o IBAMA para a utilização de madeiras apreendidas, utilizando-as para a construção das habitações populares .
Garantiu tratar o dinheiro público com transparência e ter uma gestão de compromisso com toda a população.
Pouco depois, o candidato Mauro Nazif (PSD) diz que esse sempre foi um problema preocupante e se compromete 100% para ajudar a resolver os problemas de habitação, educacionais, sociais, de saúde e segurança. Firmou o compromisso de implantar um sistema habitacional municipal de interesse social para serem resolvidas as questões de invasão, sub moradias e de falta de moradias. Ressalta que trabalhará acompanhado de profissionais da área, como engenheiros, arquitetos, técnicos e demais colaboradores para proporcionar moradias dignas e de qualidade a população. Abordou também outro ponto importante, que é a regularização de obras que será feito em parcerias com a prefeitura, CREA e cartórios e ao mesmo tempo dar uma atenção maior a regularização fundiária.
O candidato Mário Português (PPS), se colocou na bancada com a diretoria, deixando claro que irá fazer o possível para ficar ao lado da população, apoiando-os na construção de moradias. Se comprometeu em providenciar “estoque de terrenos”, criar infraestrutura capaz de atender a todos os moradores. Abordou ainda o desafio em acabar com a corrupção que anda “campeando” o município de Porto Velho e tem certeza que com essa atitude a Prefeitura terá mais recursos para cuidar da população, assim, atingindo com eficácia as metas que a muito tempo não foram cumpridas.
Mário ressaltou que uma de suas maiores preocupações é com o zelo pela cidade, não se colocando como candidato apenas por mero interesse político. Ele se sente na obrigação de retribuir todo o apoio que Porto Velho um dia proporcionou em sua vida, afinal suas conquistas não foram apenas por puro mérito seu. “Quero retribuir o apoio que um dia esta cidade me concedeu. Na verdade não será uma obrigação, será uma satisfação ter o privilégio de ajudar esta população e realizar sonhos tendo o prazer de contribuir para uma nova Porto Velho”, completou o candidato.
O ultimo candidato a subir na bancada foi Aluízio Vidal (PSOL), demonstrando imensa preocupação com o assunto, se comprometeu com a entidade em levar benefícios à toda comunidade, especialmente a mais carente e não transformá-la em “uma prisão desta” e objeto de promoção de poder partidário.
ENCERRAMENTO
Todos os candidatos ao término de suas explanações assinaram o Termo de Compromisso de políticas públicas.
Washington Vieira, Diretor Nacional da CONAM e Secretário Geral da CUMPS, explicou aos filiados que o projeto “Minha casa minha vida” entidade é uma realidade em Rondônia e que os candidatos a prefeito puderam explanar seus projetos de habitação popular onde o déficit de moradia ainda é muito grande em Porto Velho.
Já o presidente da CUMPS, Josué Shockness, agradeceu a presença dos filiados e de cada candidato que se fez presente no evento, porém destacou que sentiu a ausência da candidata do PT, Fátima Cleide e do candidato do PMDB, José Augusto, todos convidados e com presença confirmada.
Shockness agradeceu a presença do diretor da CUMPS e o presidente da Associação dos Cornos de Rondônia (ASCRON), Pedro Soares, e do Vice-Presidente da entidade, José Gomes de Lima. Por fim, ressaltou que foi um encontro de grande importância para o processo democrático do município, proporcionando aos filiados a oportunidade de conhecer aspropostas de cada candidato relativa à temática habitação. O presidente deixou claro sua preocupação em se dedicar para garantir o apoio da prefeitura, pois sabe que a população tem urgência nesse legado, declarando que é importante essa parceria entre CUMPS, Prefeitura e também contamos com o apoio do Governo Federal.