Sessão Solene na ALE homenageia Rita e Rômulo Furtado

Sessão Solene na ALE homenageia Rita e Rômulo Furtado

Sessão Solene na ALE homenageia Rita e Rômulo Furtado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Assembleia Legislativa realizou nesta quarta-feira (05), às 9 horas no plenário das deliberações, sessão solene para entrega de títulos honoríficos de Honra ao Mérito à jornalista Rita Furtado (in Memorian) e de Cidadão do Estado de Rondônia ao jornalista Rômulo Furtado, propostos pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Hermínio Coelho (PSD), pelos relevantes serviços que ambos prestaram ao Estado de Rondônia. Durante a solenidade foi apresentado um documentário mostrando a trajetória profissional de Rita Furtado. O padre Emílio La Noce preferiu mensagem religiosa, saudando os homenageados.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho falou que tem muito cuidado em fazer homenagens no Poder Legislativo para pessoas que realmente contribuíram com o estado. “Não tive o prazer de conviver com Rômulo e Rita Furtado, mas é inegável a contribuição que Rômulo deu à comunicação não só em Rondônia, mas como em todo o Brasil. Infelizmente não fizeram a homenagem a Rita em vida, mas acho que nunca é tarde reconhecer o papel relevante que prestou a nosso estado, que honrou seus mandatos e teve credibilidade. Luto por uma imprensa que denuncie que fale a verdade”, destacou.
O jornalista Eudes Lustosa, que apresenta o Programa “A Hora da Notícia” e que por anos o fizera juntamente com Rita Furtado, emocionado, admitiu que relutou em aceitar o convite para discursar por conta dos 16 anos de convivência e falou que ela desempenhou com garra seus mandatos e mesmo depois, não conseguiu se afastar do povo interagindo através do programa de rádio sempre com muito zelo com a informação. E finalizou afirmando: “Se ela estivesse aqui diria: Muito obrigada. Muito obrigada meu povo de Rondônia”.
Representando o governador Confúcio Moura, o secretário chefe da Casa Civil, Juscelino Amaral falou que da mesma forma que Rita Furtado veio com sua voz ela partiu e esta é a única certeza que temos. “O legado que ela deixou será seguido por suas filhas. E só posso dizer: valeu a pena falar a verdade e que a comunicação é o melhor meio de se falar a verdade. O Governo do Estado continua parceiro de suas empresas e que Deus continue iluminando sua família numa comunicação séria e continue levando a verdade a nosso povo. Essa demonstração de Hermínio Coelho mostra seu papel ético e comunitário em relação à nossa sociedade”, destacou.
O deputado Euclides Maciel disse que foi funcionário de Rita Furtado por 11 anos. “Ela foi a mãe do rádio, da comunicação. Tive o prazer de tê-la como madrinha, amiga, uma pessoa que me orientava. Tenho muito orgulho de dizer que fui funcionário de Rômulo Furtado na Rondovisão, mas falo com muito orgulho que fui como um filho de Rita Furtado”, finalizou.
O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho (PP) afirmou que Rita Furtado é um exemplo para todos. “Não deixou um exemplo apenas para a família, mas para todo o Estado de Rondônia”, observou.
Compuseram a mesa, o proponente da sessão solene, presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho, o secretário chefe da Casa Civil, Juscelino Moraes do Amaral, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho, o homenageado Rômulo Furtado, as filhas dos homenageados Adriana Gomes Furtado Andreoli e Luciana Gomes Furtado e representando o Ministério Público de Rondônia, o promotor de Justiça Hildon Chaves.
Hermínio Coelho e o Euclides Maciel entregaram o titulo de “Honra ao Mérito” à Rita Furtado às filhas Luciana e Adriana, e posteriormente junto com o deputado Maurão de Carvalho entregaram a Rômulo Furtado o título de Cidadão do Estado de Rondônia.
Homenageados
Ao fazer uso da palavra Luciana Furtado agradeceu a homenagem. Disse aos presentes que de forma direta ou indireta todos conheceram Rita Furtado. “Foi uma mãe carinhosa, mas muito exigente. Uma pessoa excepcional. Hoje temos a missão de viver com a mesma garra para dar continuidade ao legado que ela deixou.
Rômulo Furtado falou que mais do que se sentir homenageado com o título de cidadão rondoniense, o que o sensibilizou profundamente é a homenagem que está sendo feita à Rita Furtado, mãe das minhas filhas. “Suas qualidades foram aqui muito bem destacadas. Se conquistei algumas funções importantes na vida foi através da confiança e apoio com que ela sempre me cercou. Realmente Rondônia foi uma opção de vida da Rita Furtado, que vinculou-se a este estado como poucas pessoas fizeram vínculo. Nossas empresas de comunicação sempre visaram manter o elo entre a sociedade, o meio empresarial e as autoridades constituídas cobrindo uma parcela importante deste estado. Me sinto realizado aos 74 anos de idade por ter contribuído com o desenvolvimento deste estado”, encerrou.
Histórico
Rômulo Furtado conheceu Rondônia em 1977. Em 1980 implantou a redes de televisão TV Allamanda e TV Meridional e uma rede de rádio com sete emissoras de FM e uma de ondas médias. Engenheiro eletrônico e de telecomunicações foi o pioneiro na introdução das comunicações por satélite no Brasil. Juntamente com outros engenheiros elevou o Brasil em um dos cinco países a utilizar essa insubstituível tecnologia no mundo.
Como secretário geral do Ministério das Comunicações dedicou atenção especial aos serviços de telefonia em Rondônia, através da Teleron, além de priorizar as comunicações por satélite na Amazônia, através da Embratel. Foi casado com a jornalista Rita Furtado.
Rita Furtado faleceu aos 70 anos em decorrência de uma pneumonia no dia 26 de agosto do ano passado. O título concedido pela Assembleia Legislativa, segundo Hermínio Coelho, deve-se aos relevantes serviços prestados por Rita Furtada ao estado tanto como pessoa, professora, jornalista e principalmente como deputada federal. Formou-se em letras na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e posteriormente, concluiu o curso de jornalismo na Universidade de Brasília.
A homenageada foi deputada federal por dois mandatos (1982-1986) e (1986-1990), pautada em seu conhecimento adquirido através da então Rádio da Amazônia. Apresentou programas de relevância como “Regra do Jogo”, na TV Allamanda e o programa “A Hora da Notícia”, com Eudes Lustosa.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS