Ela é um dos vegetais de maior valor nutritivo, porque está cheia de proteínas. E esse tipo de nutriente normalmente só é encontrado nos alimentos de origem animal. Seu óleo, um dos mais usados em nossa culinária, tem vitamina E, que joga para o alto os índices de HDL, o colesterol bom. Esta leguminosa também serve como matéria-prima para produtos que vêm conquistando uma legião de adeptos. É o caso do iogurte, da carne e do leite. Tudo de soja.
De longe, a diminuição do risco de câncer, especialmente o de mama, é o maior trunfo da soja. E o grande mérito dessa ação cabe às isoflavonas. O nutricionista James Anderson, da universidade de Harvard, nos Estados Unidos, analisou os efeitos desses compostos na prevenção e no tratamento do câncer de mama. Durante um mês ele deu doses de 40 mg diárias de dois tipos de isoflavona a 60 mulheres com tumores. As células cancerosas se reduziram em 50%. A soja também bloqueia a formação de outra classe de cancerígenos – as nitrosaminas, produzidas pela reação entre alguns corantes e conservantes presentes em todos os embutidos e em alguns enlatados. Seu consumo dispara o câncer de estômago.
O que é que ela tem
Conheça os principais responsáveis pelos seus benefícios:
Ácidos fíticos
Os grãos são seus grandes fornecedores. Esses ácidos melhoram o aproveitamento do zinco.quando o mineral fica sobrando no sangue, o acúmulo contribui para a aterosclerose, o endurecimento dos vasos sanguíneos responsável pelos infartos.
Saponinas
Elas atuam na absorsão de cálcio e, por isso, são úteis contra a osteoporose, mal que fragiliza os ossos. Essas substâncias estão sobretudo na farinha feita de soja.
Isoflavonas
Elas imitam, se necessário, a ação do estrógeno, hormônio feminino. E podem aliviar sintomas da menopausa, causados pela queda hormonal. O leite de soja é a melhor fonte.
Curiosidade
Uma comparação entre 38 estudos diferentes revelou que a proteína de soja, consumida regularmente, é capaz de diminuir 9,3% do colesterol no sangue.
Dica
O óleo dessa leguminosa contém ômega-3, chamada de gordura do bem porque ajuda a limpar as artérias.
Pró-menopausa
Uma outra pesquisa, essa da universidade federal de São Paulo, investigou a ação já bem conhecida da soja na menopausa. E concluiu que essas substâncias atenuam dores de cabeça, insônia e as ondas de calor típicas do período.
Dicas de consumo
Muita gente torce o nariz para leguminosa. Se é também o seu caso, saiba que dá para melhorar o sabor. Basta misturar às receitas temperos e especiarias como estes:
Canela
Use como ingrediente de sobremesas feitas com leite de soja – pudins, curau, arroz-doce.
Limão
Espremê-lo em refogados de carne de soja garante um gosto parecido com o do quibe. Já as raspas da casca dão um gostinho especial aos bolos feitos com a farinha.
Cebolinha, orégano e salsinha
Ervas frescas são bem-vindas quando se usa o grão de soja em saladas.
Quanto tem a soja cozida?
(em uma colher de soja ou 25 g)
Calorias................................32,75
Proteínas...............................2,75
Potássio................................135 mg
Saiba mais no “Arte na Cozinha” um programa com dicas curiosidades, culinária e bem-estar- de segunda à sexta as 11:00h da manhã na rádio boas novas AM 660 khz