O esforço dos servidores que foram a Brasília, somado às ações dos representantes sindicais, da bancada federal e do governo têm positivo em Brasília, conforme destacou hoje por telefone o secretário de Estado da Administração, Rui Vieira de Sousa, que representa o governo de Rondônia na comitiva.
De acordo com o secretário, a reunião com a ministra Miriam Belchior, do Planejamento, Orçamento e Gestão, a tarde de terça-feira foi bastante proveitosa, quando ela destacou que vai dar prioridade ao processo da transposição dos servidores de Rondônia, tão logo seja concluído o parecer técnico da Advocacia Geral da União (AGU).
Além de manifestar que já poderiam ter sido deflagrados os procedimentos para os servidores até 1987, a ministra garantiu, de acordo com Vieira, que se depender dela, os processos não serão paralisados e a normativa será publicada em até dois dias, após o parecer.
Na ocasião, a ministra Miriam Belchior reconheceu ainda o empenho da bancada federal de Rondônia, notadamente da coordenadora, deputada Marinha Raupp e do deputado Mauro Nazif. “As ações em Brasília estão sendo as melhores possíveis”, disse Vieira, alegando que o diferencial nesta etapa são os prazos, quando os técnicos da AGU garantiram que podem emitir o parecer final até o dia 30 deste mês ou mesmo anterior a essa data.
“Estamos esperançosos num desfecho positivo e esperamos que não se precisem efetivar ações radicais por parte dos servidores”, disse Vieira ao afirmar que os servidores querem aguardar até sexta-feira, 15, para ver se já haverá definição da publicação, uma vez que o ministro da AGU, Luis Inácio Adams, garantiu também ontem que poderia emitir o parecer até essa data, caso fossem encaminhados documentos que estavam faltando, por parte o Planejamento e Fazenda. Segundo ele, haverá ainda a publicação nesta quarta-feira de uma nota conjunta entre os ministérios da Fazenda e Planejamento explicando os questionamentos feitos à AGU.