Programa reforça crescimento da produção rural em Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A produção agrícola é um dos elos mais importantes do crescimento econômico brasileiro. Em Rondônia, uma amostra desse processo é o que parceiros conseguem provocar na transformação de pequenas propriedades rurais através do Programa Empreendedor Rural (PER).
O PER é uma ação de formação de gestores para propriedades rurais que inclui preparação de quadros para a gestão física e financeira dos empreendimentos. A capacitação se desenvolve durante 10 finais de semana, totalizando 13 horas-aula
A constatação do fortalecimento e do crescimento das propriedades rurais rondonienses ficou patente no Encontro de Turmas do PER realizadas em 2011, recentemente realizado apela Federação da Agricultura e Pecuária (Faperon), Senar, Sebrae, Sindicatos de Produtores Rurais e Instituto Faperon, recentemente ocorrido em Ji-Paraná.
Na avaliação das autoridades presentes à solenidade em Ji-Paraná, o PER coloca apenas conteúdos técnicos. Provoca também mudança no estilo de vida e de produção, com o emprego do tino empreendedor, o que em RO vem se realizando desde 2007 e que em 2011 capacitou 159, totalizando 612 gerentes capacitados com a metodologia.
Esse novo grupo de conhecimento gerencial rural está distribuídos em municípios como Rolim de Moura, Alta Floresta, Alvorada do Oeste, Machadinho do Oeste e Colorado do Oeste e Cacoal, entre outros.
Depoimentos
A seguir, o depoimento de executores, parceiros e convidados sobre a importância do PER em Rondônia:
“O PER transmite conhecimento técnico e exercita o emocional das pessoas, dando a eles uma estabilidade. Acho que o empreendedorismo deveria ser obrigatório nas escolas porque falta, fora o PER motivação par se crescer na atividade rural”, disse Omar Henneman, convidado especial que proferiu a palestra “Engate a 5ª e empreenda”.
Para o secretário de Agricultura de Ji-Paraná, Valter Barbosa, “o PER mostra a importância das ações voltadas para a área rural, que devem ser tratadas como empresas. O programa repassa as informações para que o produtor comece a trabalhar para produzir e comercializar, atualmente o grande ‘gargalo’ do setor. A capacitação ajuda a formar um produtor diferente”.
Marcos Gross, assessor do deputado Jesualdo Pires, diz ver a capacitação rural PER como positiva “porque há necessidade de formação para o campo, dando a ela uma gestão eficiente. O humano também carece de investimentos para que a atividade rural evolua sustentável”.
Evandro Cordeiro Muniz, representando a Faperon, disse que o PER e a consequente formação de pequenos proprietários rurais vem no melhor momento possível. “A visão empreendedora não vivem mais á margem. O produtor entende que tem uma empresa rural e não apenas um meio de vida de subsistência. Ele pode viver bem, com qualidade de vida muito alto. Além disso, o PER abre a mente, mostrando que a atividade rural pode ser um grande negócio, produzindo muito e dando muito lucro”.
Hiram Rodrigues Leal, diretor-técnico do Sebrae/RO, lembrou que muito já se fez em capacitação técnica, mas que agora o foco são as estratégias de gestão. “Com o PER, os produtores produzem melhor, economizam mais, produzem com competitividade para fora da porteira, levando o excedente a um mercado competitivo, com sustentabilidade, o que é extremamente importante”.
Gestor do Senar/RO, Oscar Ito lembrou que os produtores capacitados são os responsáveis pela produção de alimentos e que o PER “fortalece a produção rural do país, com o repasse do conhecimento feito pelo Senar e pelo Sebrae, levando o produtor a ser um empresário do campo”.
Representando o governador Confúcio Moura na solenidade, Edvaldo Soares disse que “o evento consolidou a crença de que os participantes da capacitação demonstram ter uma visão de futuro”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!