No final da tarde desta sexta-feira, 02, Fiscais da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental- SEDAM, apreenderam um caminhão que transportava madeira Jatobá trazida de Espigão do Oeste, que seguia para o Porto de Paranaguá-PR, onde seguiria em via marítima, com destino a Nova Orleans nos Estados Unidos.
Os documentos do caminhão de placa MDB 1576, que o condutor Daniel Pereira apresentou no Posto Fiscal de Vilhena não condizia com o caminhão, por esse motivo que houve a apreensão, pois os Documentos de Origem Florestal – DOF, que é obrigatório para quem transporta produto florestal nativo entre outros, estava irregular. O caminhão discriminado no documento, não é o mesmo caminhão apreendido. O motorista disse que teve problemas com o outro caminhão e, o mesmo ficou consertando em Espigão do Oeste, sendo assim ele fez a troca do caminhão, mas não comunicou o IBAMA, e isto é uma falha grave. Com isso o caminhão e a carga foram apreendidos e o caminhoneiro encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Vilhena.
Não bastando, quando a fiscal fez a cubagem das madeiras que o caminhão estava transportando, ficou constatado que há mais madeiras do que foi discriminada no documento. No referido documento aponta 19,566 metros cúbicos de madeira e na verdade tem 22,386 metros cúbicos. A empresa responsável pela madeira, a Solimad Madeiras será multada, e a madeira permanecerá apreendida no pátio da SEDAM de Vilhena.