Operação da Marinha fiscaliza áreas do rio Madeira, na Amazônia

Operação da Marinha fiscaliza áreas do rio Madeira, na Amazônia

Operação da Marinha fiscaliza áreas do rio Madeira, na Amazônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Marinha do Brasil desencadeou a Operação Madeira 2011 para garantir a segurança da navegação em trechos críticos ao longo do rio Madeira, que é limitada nessa época do ano em função do período de seca. A ação se estende até a cidade de Porto Velho e também fiscaliza a prostituição infantil e o tráfico de drogas na região.
De acordo com a Marinha, a operação iniciou no dia 26 de outubro em Manaus, após denúncias sobre os riscos à navegação na hidrovia. Segundo as informações, o posicionamento de diversas dragas estariam prejudicando a passagem de comboios. As denúncias apontam ainda para o uso de armas para inibir a aproximação de embarcações grandes, como empurradores e balsas.
A Operação conta com a participação de dois agentes da Polícia Federal (PF). A bordo de lanchas, os agentes da PF fiscalizam as embarcações em conjunto com os inspetores navais, para apurar denúncias sobre ocorrências de prostituição infantil e de tráfico de drogas na região do rio Madeira.
A Marinha emprega nesta Operação o Navio-Patrulha Fluvial “Roraima” (P-30), um Helicóptero modelo Esquilo, a Agência-Escola Flutuante “Mutirum II”, três Lanchas de Apoio ao Ensino e Patrulha e duas Lanchas de Ação-Rápida, além de três destacamentos de Fuzileiros Navais, que realizam inspeções e patrulhas navais ao longo do rio.
Até esta segunda-feira, a ação apreendeu cerca de 168 dragas operando no rio Madeira entre o município de Borba-AM e a cidade de Porto-Velho-RO. As máquinas estavam sem a devida regularização junto às Capitanias, Delegacias e Agências da Marinha. Outras 203 dragas foram notificadas e um total de 284 foram inspecionadas.
O Capitão dos Portos da Amazônia Ocidental, capitão-de-mar-e-guerra Odilon Leite de Andrade Neto, avaliou que os resultados alcançados até o momento são positivos. "O mais importante é o restabelecimento da segurança da navegação, e consequentemente da salvaguarda da vida humana, na calha do rio Madeira", disse. A hidrovia, segundo o capitão, é muito utilizada para o escoamento de grãos produzidos na região Centro-Oeste, com o emprego de grandes comboios compostos por empurradores e balsas.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS