Após retorno dos bancários, Idec orienta consumidor a reclamar se espera for longa

Após retorno dos bancários, Idec orienta consumidor a reclamar se espera for longa

Após retorno dos bancários, Idec orienta consumidor a reclamar se espera for longa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após mais de 20 dias de paralisação, as agências bancárias voltaram a funcionar entre a segunda-feira (17) e esta terça-feira (18). Assim, o consumidor deve se preparar para enfrentar filas. Contudo, se a espera for longa demais, vale registrar uma reclamação.
A orientação é do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), que lembra que a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) determina o tempo máximo de até 20 minutos de espera em dias normais e 30 minutos em dias de pico, como vésperas ou pós feriado, último dia do mês e do 1º ao dia 10 de cada mês.
Além disso, reforça o Instituto, há em vigor, em muitas cidades, leis municipais que estabelecem um tempo máximo para que o consumidor aguarde atendimento. É o caso de Porto Alegre (RS), Araraquara (SP), Blumenau (SC), Recife (PE), Belém (PA) e Porto Velho (RO).
Reclame
Assim, orienta o Idec, se o tempo de espera na fila for longo demais, o consumidor deve procurar a ouvidoria do banco, sendo que as instituições financeiras devem disponibilizar, por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), um setor de ouvidoria para atender diretamente seus clientes.
A reclamação também pode ser realizada pela ouvidoria do BC (Banco Central), visto que a reclamação, alerta o Instituto, é essencial para que a instituição entenda as demandas do setor e tome providências para solucionar o problema do consumidor.
Outra maneira de registrar uma reclamação é procurar o Procon da cidade ou mesmo recorrer à Justiça.
Faça sua parte
Embora os bancos devam garantir uma atendimento de qualidade, neste momento, diz o Idec, o consumidor também deve fazer sua parte para diminuir o tempo de espera.
Dessa forma, é melhor evitar as agências bancárias nesses primeiros dias após a greve, já que o tempo de paralisação foi grande e, certamente, a demanda será alta. Caso não seja possível deixar de ir ao banco, procure evitar os horários de pico, compreendidos entre 11h15 e 12h15 e das 13h30 às 14h15.
Ainda no sentido de evitar filas, o Instituto orienta ao consumidor que organize suas contas conforme a data de vencimento. Assim, ele poderá se programar para pagar o maior número de contas de uma só vez.
Vale lembrar que o pagamento de contas, verificação de saldo, realização de aplicações, transferências, pedido de talões de cheque, entre outros serviços, podem ser realizados por meio da internet, de caixas eletrônicos ou pelo telefone.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS