ARTIGO - O DIA DA PÁTRIA - Por Confúcio Moura

ARTIGO - O DIA DA PÁTRIA - Por Confúcio Moura

ARTIGO - O DIA DA PÁTRIA - Por Confúcio Moura

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Hoje é 7 de setembro. Um feriado nacional, as lojas fecham e tudo para. Este dia que parece um domingo, deixado de propósito para os desfiles nas escolas, mobilização nos quartéis com apresentações militares e nos céus os aviões fazem espetáculos.
Fica como o dia dos desfiles. O pessoal sai de casa, vê na TV e de certa forma gosta da festa. Realmente tudo é bonito. Mas, fica nisto. Quase ninguém procura saber o significado real do 7 de setembro. Também pudera, faz tanto tempo!
Nem vou trazer aqui o Tiradentes. Nem vivo e nem morto. O nosso herói nacional. Nem dizer da sua ousadia de ser um revolucionário. Vamos deixar Tiradentes quieto. Nem da petulância, de certa forma traição aos portugueses do Dom Pedro I, com o seu grito de Independência ou morte.
Vamos trazer tudo junto para o agora. E glorificar a liberdade. Ser livre, ser Brasil independente, dono do nariz, ir e vir, ter leis nacionais, Congresso, República. Mas, faz tanto tempo que aconteceu, em 1822, que não dá para lembrar de tudo. Mas, de qualquer forma, antes tarde do que nunca, ainda é tempo de fazer alguma coisa pela pátria amada.
 O que fazer pela pátria minha gente?
Pela pátria é difícil fazer alguma coisa que apareça e seja relevante. Mas, vamos esquartejar a pátria, picotá-la em pedacinhos e vamos reduzi-la a nossa família. Aí sim.
 O que fazer pela nossa família?
Basta que sejamos o Tiradentes da nossa própria família, o Tiradentes da nossa rua, do nosso bairro, quem sabe da nossa cidade. Que seja um herói anônimo, cuidando dos seus filhos, levando-os para escola, lendo pra eles, contando história da Independência, dos índios, dos negros, dos brancos. Vamos trabalhar para que os filhos desprezados e pobres possam ter oportunidades para serem livres e iguais.
A liberdade não é simplesmente ir e vir. A liberdade é mais do que isto – é o conhecimento. A liberdade é a escola boa. O conhecimento tem asas e voa. O conhecimento tem chave na mão para abrir as portas do mundo. Tiradentes botou a chave da liberdade em sua mão, esta chave também tem asas, ela é mágica, você também pode voar. A chave está nas curvas do Brasil. É o conhecimento. Sem esta chave você será um prisioneiro de si mesmo.
Tiradentes não vai morrer nunca. Viva o Brasil!
Agora, vamos assistir ao desfile. Bom dia.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS