Nesta terça (30) e quarta-feira (31) o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Roberto Baú juntamente com os demais presidentes de 26 Federações de todo Brasil, estará em Brasília onde o SESI RO apresenta o Projeto das Salas Tecnológicas. A apresentação, que acontece a convite do Departamento Nacional, objetiva a implantação deste projeto em todos os Departamentos Regionais do SESI. A apresentação conta ainda com a participação do superintendente interino do SESI/RO, Celso Zanelatto, dos docentes Mauro Sandro Pereira Correa, Inês Cirley, da técnica do SESI/RO, Wilmen França.
O presidente Denis Baú ressalta a importância do convite pelo reconhecimento da utilização das salas tecnológicas. “Uma ação significativa para o futuro da educação do SESI RO”. Baú explica que as Salas Tecnológicas integram um projeto pedagógico que contempla um conjunto de soluções tecnológicas educacionais que objetivam favorecer uma aprendizagem participativa e dinâmica, em que o estudante se torna protagonista na construção do conhecimento.
A implementação do projeto prevê a criação de salas de aula em que uma lousa interativa, assume o papel de elemento central de exposição de temas e conceitos, desempenhando, simultaneamente, a função de monitoração e orientação do trabalho individual ou de grupo. “Desta forma cada aluno, utilizando um computador portátil, passa a dispor de ferramentas que lhe permitem desenvolver e expor ideias, com capacidade de analisar, sintetizar e estruturar conhecimentos e conceitos”, afirmou o presidente.
O superintendente interino do SESI/RO, Celso Zanelatto complementa afirmando que por meio deste projeto o professor, finalmente, passa a ser o facilitador antes idealizado. Munido das ferramentas necessárias para manter o ambiente ideal em sala de aula, minimizando os elementos de distração e potenciando a concentração, de modo a propor desafios e a facilitar os processos por meio dos quais cada estudante se desenvolve.
O acompanhamento pedagógico será executado de forma constante mediante relacionamento com os principais usuários do projeto, como objetivo de facilitar sua implementação e adequação na escola. A capacitação e o acompanhamento pedagógico objetivam o auxilio na transposição das aulas para o ambiente inovador, bem como da exploração do seu máximo potencial.
O projeto – realizado pelo Departamento Regional SESI Rondônia e apoio da Inovaeduc e Portal Educar Brasil - é composto por um Portal Educacional; tela interativa, acessórios (suporte inteligente, canetas interativas e cabos de conexão); desktops; projetores e acessórios (cabos de conexão e som embutido); softwares interativos; netbooks; capacitação técnica e pedagógica e internet.