Durante reunião em Brasília ocorrida na manhã desta quarta-feira (13) entre o senador Valdir Raupp(PMDB-RO) e os sindicalistas rondonienses, o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira, informou que a lei aprovada pelo Congresso Nacional contempla os servidores até 1991. O decreto regulamentando a transposição dos servidores do ex-Território Federal de Rondônia para os quadros da União foi assinado pela presidenta Dilma Rousseff, no último dia 5, em Porto Velho.
Duvanier foi enfático na reunião desta quarta ao afirmar que a transposição vai beneficiar os servidores até 1991, disse o senador Raupp, explicando que esse entendimento do secretário acaba de vez com as especulações em torno dessa questão.
A reunião marcada pelo senador serviu para que os sindicalistas tratassem a respeito do Plano de Trabalho que vai operacionalizar a transposição dos servidores. Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores do Judiciário (SINJUR), Israel Borges, temas como a definição dos nomes das Comissões Interministerial e de Acompanhamento Externo, calendários de atividades, número de servidores a ser beneficiado e data de início dos trabalhos foram discutido com o secretário Duvanier e o senador Raupp.
Há uma expectativa de que ainda este mês, as Comissões Interministerial e de Acompanhamento Externo com 16 titulares e 16 suplentes sejam instaladas e iniciem os trabalhos, em Brasília e Porto Velho, adiantou Borges.
A Comissão Interministerial será formada por 8 servidores dos ministérios do Planejamento e da Fazenda, além de integrantes da Advocacia Geral da União(AGU) e Controladoria Geral da União(CGU). Já Comissão de Acompanhamento Externo será composta por 8 membros, sendo 5 sindicalistas e 3 servidores do governo do estado de Rondônia, segundo informou o presidente do SINJUR.