A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) através de seus técnicos conseguiram na madrugada de quarta-feira (11/07), após a matéria veiculada pela TV Rondônia sobre o adolescente abandonado no centro de Porto Velho, o contato com a família do menor. Na oportunidade, a equipe da Semas iniciou o trabalho de estudo psicossocial da unidade familiar onde verificou-se toda a composição da família, seu histórico, as condições sócio material e psicológica, educacional, de saúde e habitacional.
O Psicólogo da Semas, Francisco Modesto, esteve presente na ação e coordenou o trabalho de identificação da referida família. “Nós já demos o primeiro passo, realizamos o estudo psicossocial da família. Agora daremos inicio ao trabalho de acompanhamento da família realizando todo atendimento necessário para resolver a problemática no qual se encontra este adolescente”, afirma o Psicólogo.
A Secretária da Semas, Benedita Nascimento, “afirma que a equipe de abordagem de rua da Secretaria já iniciou a busca ativa nos logradouros públicos para localização do adolescente. Em seguida, através de medidas protetivas por meio do conselho tutelar, o adolescente deverá ser encaminhado para atendimento técnico e se for o caso, para tratamento clínico de saúde no uso de substancias psicoativas”, revela a Secretária.
Benedita explica ainda que a população da Capital, assim como a imprensa, deve comunicar os Conselhos Tutelares e o SOS Criança sobre casos referentes a violação de direitos de crianças e adolescentes pelos seguintes telefones: 1º Conselho Tutelar – 3901-3255/3901-3254/9981-0664; 2º Conselho Tutelar – 3901-3251/9983-1383 e o serviço de plantão social do CREAS pelos telefones: 3901-3227/ 3901-3228 .