Sedam propõe pacto pela produção sustentável
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um pacto pela produção sustentável em busca de soluções para os problemas ambientais do município de Nova Mamoré foi proposto pela secretária de Meio Ambiente, Nanci Maria Rodrigues da Silva, aos produtores rurais daquela região. Na sexta-feira (10) ela participou de duas reuniões, uma no distrito de Nova Dimensão, e outra na cidade de Nova Mamoré, no Salão Paroquial às 14h30.
Segundo Nanci Rodrigues o governo do Estado está construindo em parceria com o Governo Federal uma agenda de regularidade ambiental que busque alternativas para acabar com a pressão sobre a floresta. A questão ambiental e fundiária de Nova Mamoré será resolvida através de uma ação conjunta das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico Social e a Emater.
Durante o encontro no distrito de Nova Dimensão, a titular da Sedam anunciou que serão feitos estudos biológicos do Parque Estadual de Guajará Mirim para fazer o plano de manejo, com estudo da biodiversidade; e ainda a 2ª Aproximação do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Rondônia.
Na ocasião ela pediu aos produtores que o pacto seja cumprido por todos, pois chegou a hora de utilizar soluções sustentáveis e viáveis na produção para se construir uma economia sólida com geração de emprego e renda e preservação do meio ambiente. “Precisamos acabar principalmente com os desmatamentos que avançam as áreas de unidades de conservação”.
PSICULTURA
O coordenador de Licenciamento Ambiental da Sedam, Alder Colares aproveitou o encontro para orientar os produtores que estão solicitando licenças ambientais de piscicultura formem uma comissão e procurem o Escritório Regional de Gestão Ambiental de Guajará Mirim, que o gerente do escritório, Adão Quintão vai encaminhar todos os processos para Porto Velho e até julho as licenças estarão prontas.
Participaram ainda da reunião em Nova Dimensão, o secretário de meio ambiente de Nova Mamoré, Darci Jesus Possenti; Paulo Francisco, assessor técnico da Sedam; o gerente do Escritório Regional de Gestão Ambiental de Guajará Mirim, Adão Grilão, a diretora da Escola Laurinda Groff, Alice Machado de Paula, o representante dos Trabalhadores Rurais de Nova Mamoré, André Luiz, vereadores, professores e estudantes.
NOVA MAMORÉ
A apresentação da Agenda Positiva em Nova Mamoré foi além das discussões. Nanci Rodrigues levou em mãos dez licenças ambientais para os produtores que irão investir em piscicultura na região. Antes da entrega, reforçou o pacto pela produção sustentável. “Precisamos tirar a região de Nova Mamoré da Agenda Marrom, onde constam os municípios que mais desmatam, não cuidam das suas florestas e destroem recursos hídricos”, disse.
Ela falou também que está sendo negociado um convênio com o IBGE para fazer o Zoneamento dos municípios de Guajará Mirim e Nova Mamoré com um retrato das áreas de uso e ocupação dos municípios. Dentro da Agenda Positiva, a Sedam atua nos projetos de piscicultura, cujo objetivo é sair de 12 mil toneladas de peixe ao ano para a produção de 80 mil toneladas, nos quatro anos de governo.
O assessor técnico da Sedam, Paulo Francisco Galvão Santos falou durante a reunião com os produtores rurais das ações de descentralização ambiental que o Governo está repassando aos municípios. Ele explicou para os produtores os benefícios que esta ação vai trazer.
A produtora rural Elenice Lima Sante, que esperava há mais de um ano a liberação da licença, desabafou. “Estava para desistir de criar peixes. Hoje é dia de vitória e muita satisfação com as ações deste Governo”.
Para Anderson Muniz, que também esperava sua licença há cerca de dois anos, foi uma enorme alegria saber que agora vai tocar seu empreendimento. Ele confessou que já tinha até desistido do seu projeto de criar peixe. “Depois de tanta dificuldade, jamais imaginei a comodidade de receber minha licença em mãos aqui no meu município”, destacou.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!