Porto Velho concorre mais uma vez com cidade mexicana no Dia do Desafio: vem aí a cidade de “Campeche”
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A secretária adjunta de Esportes da prefeitura de Porto Velho, Cleidimara Alves, representou a primeira dama do município, Lucilene Peixoto, durante o sorteio que definiu as cidades que irão se enfrentar no Dia do Desafio. A capital rondoniense vai competir com Campeche, cidade do México. O evento aconteceu nesta segunda feira (2), no Sesc Pinheiros, em São Paulo, com participação de diversas personalidades do esporte, autoridades e representantes de países como a Venezuela, Argentina e Chile, dentre outros.
Lucilene Peixoto é a organizadora do evento em Porto Velho. A coordenação em todo o País fica a cargo do Serviço Social do Comércio (SESC), mas são as prefeituras que mobilizam o público a participar do evento. “A Semes é o carro chefe e assume o trabalho de mobilização dos participantes e parceiros junto com a primeira dama. Inclusive, já estamos com algumas propostas e idéias novas para apresentar”, declarou a secretária Cleidimara Alves.
Desde 2005, quando Porto Velho começou a participar da competição, esse é o primeiro ano em que Lucilene Peixoto não teve condições de participar do evento que lança oficialmente o Dia do Desafio. A programação é marcada por diversas apresentações culturais e esportivas, com foco para a solidariedade e o bem-estar físico, sendo que ponto alto e mais aguardado é o sorteio das cidades. O tema desse ano é: “Você se Mexe e o Mundo Mexe Junto”.
Dentre os atletas presentes, estavam o velejador Las Grael, os jogadores de futebol Denílson e Cristiane, os ex-jogadores de vôlei Ana Mozer e Geovani, além da ex-jogadora de basquete Magic Paula. O evento começou às 10 horas e terminou no final da tarde, quando foi servido um coquetel.
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. Trata-se de uma campanha mundial com objetivo de incentivar a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e do bem estar, por meio de ações da comunidade, realizada anualmente na última quarta feira de maio. Cada cidade tenta envolver o maior número possível de pessoas e vence o desafio quem conseguir
mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao total de habitantes.
Em 2010, Porto Velho venceu a cidade de Villa Nueva/Guatemala, quando foram mobilizadas 148.286 mil pessoas. No primeiro ano em que participou (2005), a Capital concorreu com Santiago de Surco/Peru, mobilizando 106.302. Em 2006 competiu com a cidade de Camaguey/Cuba e mobilizou 155.691 pessoas, em 2007 concorreu com a cidade boliviana Cochabamba mobilizando 108.523 pessoas, em 2008 concorreu com a cidade mexicana Cuatitlan Izcalli, vencendo com 170.000 participantes. Em 2009, Porto Velho venceu pelo quarto ano o Dia do Desafio competindo com a cidade de Santa Marta/Colômbia, com 141 mil registros de participantes.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!