Prefeitura deve abrir licitação em 30 dias e prioriza entrega de dois viadutos até o final do ano em Porto Velho

O projeto das obras dos viadutos e marginais custou 1 milhão e meio de reais e foi incluído dentro do PAC 1 (Programa de Aceleração do Crescimento). As obras iniciaram no 2º semestre de 2009, com o orçamento inicial de 89 milhões de reais.

Prefeitura deve abrir licitação em 30 dias e prioriza entrega de dois viadutos até o final do ano em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (29) no gabinete da sede da Prefeitura, Palácio Tancredo Neves, região central de Porto Velho, o prefeito Roberto Sobrinho anunciou que até o final deste ano deve entregar dois viadutos prontos, o da Avenida Campos Sales e da Avenida Jatuarana, onde pretende melhorar o fluxo de  veículos nos setores que ele considera mais críticos.

Sobrinho disse à imprensa que a verba inicial das obras dos viadutos foi da ordem de aproximadamente 89 milhões de reais, com aditivo chegou a 98 milhões de reais. Desse valor, já foram gastos 40% nas obras, cerca de 39 milhões. A contra partida da Prefeitura foi de 4 milhões de reais.

PARALISAÇÃO

A Empresa Camter, responsável pelas obras dos viadutos e marginais, há cerca de 10 dias comunicou a Prefeitura que estava desistindo por não ter mais condições de manter a mão-de-obra e os insumos a serem gastos.

Imediatamente, de acordo com o prefeito, logo a segunda empresa, EGESA, classificada no certame da licitação da obra, foi chamada, mas não aceitou alegando que o atual custo apresentado não corresponde aos valores praticados com a mão-de-obra e material.

Com este fator, a Prefeitura deve abrir um novo edital nos próximos 30 dias com a correção dos valores das obras, acrescentando novos serviços com preços praticados atualmente no mercado da construção civil.

Dentro dos procedimentos legais a Prefeitura deve aguardar a aprovação do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) num prazo de mais 30 dias, e outro tempo igual para que as propostas das empresas candidatas sejam avaliadas.

Com esse cronograma o prefeito supõe que a obra deve ser retomada em 90 dias.

DIFICULDADES

O projeto das obras dos viadutos e marginais custou 1 milhão e meio de reais e foi incluído dentro do PAC 1 (Programa de Aceleração do Crescimento). As obras iniciaram no 2º semestre de 2009, com o orçamento inicial de 89 milhões de reais. Desse período, segundo Roberto Sobrinho, algumas dessas obras já estão prontas. De acordo com ele a da Avenida Jatuarana, da Rua Três e Meio, do Trevo do Roque, a Travessa do bairro Mato Grosso estão prontas, mas na Avenida Prudente de Morais, junto a BR 364, cerca de 50 % da obra está pronta.

O prefeito disse que algumas interferências urbanas atrasam ainda as obras para que estejam totalmente concluídas, entre elas remoção da rede de energia elétrica e, nesse caso específico, a Prefeitura precisou contar com a ajuda da Ceron, só que a empresa contratada por ela não conseguiu realizar o serviço e acabou abandonando. Sobrinho disse que por duas vezes a Ceron tentou licitar uma nova empresa, porém não conseguiu.

Outra interferência diz respeito a desapropriação de 100 pontos ao longo do entorno da construção desses viadutos, com um orçamento previsto na ordem de nove milhões , que seriam gastos em indenizações, porém para efetivar essas desapropriações depende do repasse desses recursos do DNIT, ainda não passados.

CHUVAS

O período de inverno, entenda-se excesso de chuvas, tem sido um dos vilões que mais tem dado de dor de cabeça a Prefeitura e foi mencionada por Roberto Sobrinho, que alegou que esse período não ajuda no serviço de terraplanagem e asfaltamento, o que tem impedido a conclusão de muitos serviços iniciados.

No caso específico dos viadutos, Sobrinho disse que em alguns pontos a conclusão só depende desses serviços, porém é necessário aguardar o período chuvoso passar. Com a abertura de nova licitação e escolha da empresa, o período de 90 dias deve tomar parte do tempo de estiagem, o que é favorável para a conclusão de pelo menos dois viadutos, como espera a Prefeitura.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS