O evento acontece nesta terça-feira, 29 de março, às 16h00 na sede do SEBRAE do município de Cacoal. Na oportunidade, a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) por meio do SENAI e do IEL, vai apresentar durante o encontro os projetos Sibratec e Procompi às indústrias do segmento da confecção localizadas em Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena, Ji-Paraná, Cerejeiras, Colorado do Oeste, entre outros municípios.
Representando o presidente Denis Baú, a diretora secretária da FIERO e presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Rondônia (Sindivest/RO), Helena Aparecida Riça Mourão fará a abertura do evento, que contará também com a presença do diretor regional do SENAI/RO, Vivaldo Matos Filho, assim como colaboradores do SENAI e do IEL. O assessor da FIERO, Antonio Rocha Guedes também vai participar do encontro.
O evento contará ainda com a participação do presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação de Rondônia – Sindipan/RO, Pompeu Vieira Marques, que falará sobre a participação do segmento – pelo segundo ano consecutivo - no Procompi e os resultados alcançados. A panificação é o primeiro segmento produtivo do estado de Rondônia a participar do projeto.
“Nossa expectativa é que mais de 50 empresas compareçam ao evento e acreditamos que em função do interesse dos empresários do interior, a adesão aos dois projetos deve superar nossas expectativas” ressaltou o diretor regional do SENAI, que aponta o presidente Denis Baú como um defensor e incentivador dos dois projetos. “O presidente acredita que o papel da Federação das Indústrias é fomentar, de todas as formas a produção e o avanço tecnológico das indústrias rondonienses”, disse.
A técnica extencionista do Sibratec/RO, Marília Pereira de Souza, explica que Projeto Rede Sibratec de Extensão Tecnológica tem como proposta criar pólos de desenvolvimento tecnológico industrial mediante quatro metodologias distintas para apoiar às empresas na melhoria de sua produtividade e competitividade, tanto no mercado interno quanto para o externo. “Este projeto” afirma a extencionista “conta com investimento total de quase 4 milhões de reais, tendo como principais financiadores a FINEP, Secretaria de Planejamento de Estado e SEBRAE. O SENAI/RO será o executor e o IEL/RO, gestor do projeto. Como coexecutores, o projeto conta ainda com a adesão das Faculdades FIMCA, FARO e órgãos como CPAFRO, IPEPATRO e Embrapa”.
Já o Programa de Apoio à Competitividade das Micros e Pequenas Indústrias (Procompi) visa fortalecer economicamente as empresas do setor, por meio da ampliação de sua participação no mercado, elevando a qualidade dos seus produtos. “É um projeto que vem dar apoio na capacitação e nas necessidades e demandas dos empresários do segmento”, disse.
O Programa é uma parceria entre o SEBRAE e a Confederação Nacional da Indústria – CNI, que visa apoiar ações de estímulo ao fortalecimento de micro e pequenas indústrias, priorizando a implementação de ações coletivas. O Procompi apóia projetos concebidos em conjunto pelas Federações Estaduais de Indústrias, unidades estaduais do SEBRAE, empresas industriais e seus sindicatos e outros parceiros.