Cresce a procura por medicamentos gratuitos em Porto Velho

Cresce a procura por medicamentos gratuitos em Porto Velho

Cresce a procura por medicamentos gratuitos em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Há pouco mais de um mês em funcionamento, em Porto Velho, o programa ‘Saúde Não tem Preço’ do Ministério da Saúde, que distribui medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes, a procura pelos medicamentos tem sido cada vez maior. Com duas agências da Farmácia Popular na Capital (Centro e zona Leste), a gratuidade dos medicamentos tem atraído cada vez mais pacientes ao programa.

Segundo Jaçoneide Vieira, diretora do programa no município, o sistema de dados ainda não gerou relatórios, sobre o número de medicamentos gratuitos distribuídos desde o início do programa, mesmo assim é notória a grande procura pelos remédios de hipertensão e diabetes. Dos medicamentos disponibilizados pelo programa Saúde Não tem Preço, apenas o medicamento de hipertensão Losartana ainda não se encontra disponível no estoque da Farmácia Popular em Porto Velho. “De acordo com o fornecedor a medicação estará disponível no estoque até o fim do mês”, explica a diretora.

 Gratuidade

 A medicação entregue não será paga, mas será emitida uma nota fiscal em duas vias, no campo do valor haverá apenas zeros. Uma via fica assinada na farmácia e a outra é entregue à pessoa que buscou o medicamento. “Durante trinta dias, outro medicamento do mesmo já recebido, não poderá ser entregue novamente, somente após esta data”, detalhou.

 O convênio da Prefeitura com o Ministério da Saúde no programa alavancou a procura pelos medicamentos. A Farmácia Popular no programa atende ao público com medicamentos através de receitas com validade de quatro meses. Os medicamentos são liberados aos pacientes mediante a apresentação dos seguintes documentos: CPF, RG da pessoa da receita. Nas farmácias particulares os medicamentos já estão disponíveis desde a publicação da Portaria nº 184 do Ministério da Saúde. Nas Farmácias Populares entrou em vigor a gratuidade no último dia 14, segunda-feira.

 Endereços

 Maiores informações basta ligar nos telefones: 3901-2820, 3901-3247, 3901-3114 com atendimentos de segunda-feira a sexta-feira das 08h às 18hs e aos sábados das 8h às 12h. Duas Farmácias Populares sendo uma na Rua Joaquim Nabuco nº 2301 e a outra (zona Leste) Rua Amador dos Reis nº 3563 em frente a Policlínica Hamilton Gondim.

 Prevenção

 De acordo com informações do Ministério da Saúde, 60% das mortes que ocorrem em todo o mundo são causadas por doenças crônicas, principalmente as doenças cardiovasculares (18 milhões) e diabetes (1,1 milhão). Do total de mortes, 80% estão concentradas em países de média e baixa renda. A Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) apontou que no ano de 2008, 14% da população brasileira preferiram ter um diagnóstico médico de hipertensão arterial e 3,6% diabetes. No ano de 2009, ocorreram 308.466 óbitos por doenças cardiovasculares e 47.718 óbitos por diabetes na população brasileira, o que representa 34% do total de óbitos ocorridos no Brasil.

 No que se refere aos aspectos relacionados à assistência farmacêutica, foi constatado que com a expansão do acesso aos medicamentos essenciais para o tratamento destas doenças, aproximando a capacidade do programa em atender o incremento da demanda que virá do fortalecimento do sistema de saúde e da atenção básica, vai permitir à sociedade, diagnósticos e tratamentos mais precoces, além das ações essenciais de prevenção e de promoção.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS