REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - Defensoria já ajuizou mais de 250 ações individuais em 2011 na capital

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - DPE já ajuizou mais de 250 ações individuais em 2011 na capital

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - Defensoria já ajuizou mais de 250 ações individuais em 2011 na capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Defensoria Pública do Estado (DPE) já ajuizou mais de 250 ações individuais, através de convênio assinado com a Prefeitura de Porto Velho em dezembro passado, para garantir o direito a propriedade aos ocupantes de terras irregulares na capital. Estas pessoas são beneficiárias do programa Usucampeão, criado pelo Município.

 Dentro dos próximos dias deverão ser ajuizadas outras 300 ações, segundo afirmou o defensor público Marcus Lima, coordenador do Núcleo de Direitos Difusos e Coletivos da DPE. Ainda segundo o defensor, a previsão é que em um ano e meio, o órgão dê entrada em cerca de quatro a cinco mil ações judiciais.

 O atendimento é realizado pela Secretaria de Municipal de Regularização Fundiária (Semur) e a Defensoria assume a assessoria jurídica, fazendo as petições e acompanhando o andamento dos processos junto ao Judiciário, inclusive a participação nas audiências.

  Marcus Lima explicou que a tramitação do processo no Tribunal de Justiça, até que seja julgada a ação, demora em torno de um a um ano e meio. O convênio atinge todas as classes sociais, desde que a condição da pessoa requerente esteja de acordo com o que determina a lei federal do Usucapião.

 O tempo para adquirir propriedade através da lei federal é de cinco anos ininterruptos e sem oposição para área ou edificação urbana de até 250 m2. É necessário, ainda, que a propriedade esteja sendo usada para moradia do requerente ou de sua família.

As pessoas que possuem lotes acima dessa metragem também têm direito ao Usucapeão, mas as regras para a regularização mudam. Marcus Lima enfatizou a necessidade das pessoas que estão com seus imóveis em situação irregular, procurarem a Semur para  entrarem com o processo de regularização, evitando, assim, problemas futuros.

 
O prefeito Roberto Sobrinho disse que os litígios envolvendo questões fundiárias agravaram-se nos últimos anos por causa da valorização dos imóveis, em função do bom momento econômico que vive o Município com a realização de obras de pequeno, médio e grande porte, tanto dentro da área urbana como também nos distritos.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS