O bloco Até Que a Noite Vire Dia, já é considerado uma das forças do carnaval portovelhense, junto com blocos tradicionais, como O Galo da Meia da Meia Noite e A Banda do Vai Quem Quer.
Realizado dentro do bairro mais antigo da capital, o tradicional Mocambo, foliões de toda a cidade já aguardam ansiosos pelo dia 26 de fevereiro, data em que o bloco sai pelas ruas da área central da Capital.
O Rondoniaovivo.com, entrevistou o Diretor de Comunicação do bloco, Géri Anderson, que falou um pouco sobre a história e os preparativos para o desfile do Até Que a Noite Vire Dia 2011.
Rondoniaovivo: Como o surgiu o Bloco?
Geri Anderson: O bloco surgiu de uma idéia entre amigos, uma reunião para formar um bloco carnavalesco com moradores e amigos bairro Mocambo no ano de 2007. Desde o principio, a idéia era ajudar a comunidade através da venda das camisetas, nós construimos a Praça São José do Mocambo, fizemos parte do canal de esgotos em residências onde era necessário, festinha no dia das crianças, dia das mães, dentre várias outras coisas. Então, o bloco sempre teve o principio comunitário.
Rondoniaovivo: Desde a criação do bloco até hoje, o que mudou?
Geri Anderson: Vem aumentando á aceitação do público a realizar um evento carnavalesco no bairro mocambo, fazendo com que grande parte da população tivesse um contato maior com o bairro que é originário de famílias tradicionais, que chegaram a Porto Velho desde o início da construção da Estrada de Ferro. O nosso bloco, desde o primeiro desfile atrai pessoas dos quatro cantos de nossa cidade, por isso, é de toda a comunidade Portovelhense.
Rondoniaovivo: Como estão os preparativos para 2011?
Geri Anderson: Esse ano o bloco vai utilizar a mesma estrutura de todos os anos, que é formada por banda musical, segurança, banheiros ecológicos, trio elétrico, carros de apoio, cordão de segurança e cordeiros. Essa é a mesma estrutura utilizada pelos grandes blocos da capital, por isso temos a grande aceitação por parte do público. Mesmo sendo um bloco relativamente recente, não deixa à desejar, assim como aos blocos tradicionais de Porto Velho.
Rondoniaovivo: Como é produzir um bloco carnavalesco em Porto Velho?
Geri Anderson: é difícil, mas tudo é feito para realizar o trabalho de forma legal, dentro da leis e sempre seguindo todas as regras impostas pelas autoridades competentes, para que os foliões curtam a sua brincadeira com total segurança, pois a cada ano profissionalizamos mais o processo de produção do bloco, e para isso,contamos também com a ajudada da entidade que representa os blocos da capital, a UNIBLOCOS. Quando chega perto do carnaval, os trabalhos ficam cada vez mais intensos. Por isso a necessidade de ter uma equipe pronta para realizar o trabalho integralmente. O Até Que a Noite Vire Dia, hoje em seu quinto ano de vida, conta com uma ótima equipe, bem entrosada, formada por moradores e amigos do bairro Mocambo.
Rondoniaovivo: E a questão do apoio cultural?
Geri Anderson: O nosso apoio é oriundo do Governo de Rondônia por intermédio da SECEL (Secretaria de Cultura Esporte e Lazer), através do secretário Chicão, e a Fundação Iaripunã através do presidente da fundação Tátá, além do apoio da Cerveja Cristal.
Rondoniaovivo: Como fazer para comprar o abadá?
Geri Anderson: Como em todos os anos, muita gente já comprou antecipadamente, então é bom correr pra garantir o seu, quem deixa pra última hora corre o risco de ficar na pipoca. Não que isso seja ruim, também se diverte com segurança da mesma forma, mas não é a mesma coisa. Os abadás estão sendo distribuidos na praça São José do Mocambo, por trás do cemitério dos inocentes. Das 08h00 às 20h00, tem um stand de vendas no local. Esse ano estão sendo disponibilizados somente dois mil abadás.
Rondoniaovivo: Quando sai e qual é o percurso?
Geri Anderson: A concentração começa com a banda Lua, na Praça São José do Mocambo a partir das 18h00, e às 12h00 a festa fica por conta da tradicional banda Carijó. O bloco serpenteia o bairro Mocambo passando pelas ruas Capitão Esron de Menezes, Alexandre Guimarães, Rogério Werber, Sete de Setembro e Pudente de Morais, todo o percurso dura aproximadamente quatro horas e tem uma extensão de mais de 1,5Km.
Rondoniaovivo: Quais são os parceiros?
O Galo da Meia Noite é o padrinho do evento, a cerveja Cristal também apóia o bloco, além do governo do estado e prefeitura. Aproveito para reafirmar o convite a toda a população de Porto Velho e região para comparecer no bloco, que está se tornando uma tradição em alegria e folia durante os carnavais de Porto Velho, pois no ano passado entre pessoas com abadas e os chamados “pipocas” conseguimos juntar 10 mil pessoas no bairro Mocambo.