Eleições do SINGEPERON: agentes penitenciários querem transparência e respeito
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As eleições para a nova Diretoria do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Rondônia estão em curso desde o último dia 7 sob os olhares atentos do Ministério Público do Trabalho em Rondônia (MPT).
O fato deve-se às dificuldades impostas pela atual diretoria para que a primeira comissão eleitoral pudesse conduzir normalmente o processo, o que motivou pedido de atuação ao MPT.
Atos contrários ao Estatuto Social do SINGEPERON, que apontam possível malversação do erário e a falta de transparência quanto às prestações de contas também foram delatados formalmente por integrantes de uma das chapas concorrentes (“4”) à Delegacia Especializada em Crimes Funcionais, Corregedoria-Geral do Sistema Penitenciário da Secretaria de Estado da Justiça- SEJUS e ao Ministério Público Estadual.
A luta pela moralização no Singeperon, que há tempos sofre por administrações desastrosas, é encampada pelo agente Anderson da Silva Pereira, um dos principais concorrentes no pleito pela Chapa “4” – “Renovar com Transparência em Busca da Dignidade” e reconhecido pela categoria pelas frentes de defesa em prol da classe. Destacou-se, principalmente, pela batalha que travou com a SEJUS por conta da imposição arbitrária de horas extras na gestão passada.
Enquanto isso, a votação segue até o dia 16 de fevereiro e até lá o próprio Anderson recomenda aos colegas a análise criteriosa das propostas de cada chapa. Segundo ele, vários pontos são comuns a todos os grupos concorrentes, mas alerta para o primordial. “Precisamos de uma diretoria que realmente lute pela valorização da classe, por meio do diálogo. Nós provamos que agimos em busca do respeito ao longo desses anos, não ficamos somente no discurso”, afirmou.
Para Anderson, “A falta de transparência dos atos da diretoria não pode mais acontecer. Por isso, vamos promover, caso eleitos, uma reforma estatutária para dar maior publicidade aos atos e garantias para que o sindicalizado participe democraticamente das decisões e assembleias”.
Agente penitenciário desde setembro de 2004, Anderson já atuou em cargos de direção em unidades prisionais de Vilhena e Porto Velho. Neste ínterim, assumiu em 2009 a direção geral da maior unidade do estado, a Casa de Detenção Dr. José Mário Alves da Silva (Urso Branco).
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!