Entidades se unem em movimento para pedir fim da aposentadoria para ex-governadores
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Reunidos na tarde de ontem, no auditório do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Rondônia (Sinjur), vários representantes de sindicatos, associações e do movimento social decidiram apoiar o pedido de Ação Direta de Inconstitucionalidade que pede o fim das aposentadorias dos ex-governadores. O movimento quer pedir à OAB Nacional que inclua na ADIn que será protocolada no STF o fim das aposentadorias dos ex-governadores de Rondônia.
Um dos líderes do movimento é o deputado estadual Daniel Pereira, autor de dois projetos na Assembléia Legislativa de Rondônia, em legislaturas anteriores, que pediram o fim das aposentadorias dos ex-governadores rondonienses. “É uma luta que venho travado desde a época do meu primeiro mandato na Assembléia. Na época, eu e outros colegas conseguimos acabar com as aposentadorias de deputados, mas não das dos ex-governadores”, ressaltou.
Daniel acredita que a pressão dos sindicatos e entidades envolvidas facilitará a inclusão do pedido na ação da OAB nacional. “É escandaloso o fato de alguns ex-governadores terem ficado alguns meses no cargo terem direito a tal benefício. A grande massa de trabalhadores trabalha até 35 anos para obter aposentadoria, ou seja, é um critério que não privilegia a isonomia entre os cidadãos prevista na Constituição Federal”, disse o parlamentar.
O movimento está inicialmente sendo apoiado pelos seguintes sindicatos: Sindsef (Servidores Federais), Sinjur (Servidores do Judiciário), Sintero (Educação), Sinsempro (Ministério Público), SIntraer (Agentes Administrativos), Sinder (Departamento de Estradas de Rodagem), além de associações como a dos ex-policiais e bombeiros militares, cabos e soldados da Polícia Militar, esposa dos policiais militares, Adunir (Docentes da Unir) e Centro de Justiça e Paz da Arquidiocese de Porto Velho, dentre outras. Outros sindicatos serão procurados para se unir ao movimento.
TARIFA
Ontem, durante a reunião dos sindicatos, associações e movimento social também foi debatida mais uma vez a questão do transporte público da capital. O Movimento por um transporte público de qualidade também vai apoiar a luta pela extinção da pensão vitalícia dos ex-governadores, durante os atos públicos de protesto. Segundo o professor Adilson Siqueira, o movimento contra o aumento abusivo das tarifas está se transformando em um fórum de discussões de vários outros assuntos de interesse da coletividade. No próximo dia 10 de fevereiro, o Movimento realizará um grande ato público de protesto com a presença de estudantes para pedir o fim da tarifa e o fim das pensões vitalícias dos ex-governadores de Rondônia, com concentração na praça Marechal Rondon às 9h.
Também ficou combinado que o movimento contrário aos salários dos ex-governadores de Rondônia participará do ato público conjunto no dia 10, unificando assim a luta pelo fim do decreto do aumento da tarifa de ônibus em Porto e pelo fim das aposentadorias. No dia no dia 28 de janeiro às 16h a entidades se reunirão no SINDSEF com objetivo de planejar o referido ato público.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!