Há menos de 40 dias, a Prefeitura de Porto Velho inaugurou o CAT – Centro de Atendimento ao Turista no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira. O local destinado a recepcionar e informar turistas que chegam à capital de Rondônia é gerenciado pela secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) e foi adquirido e estruturado pelo consórcio Santo Antônio Energia.
O CAT logo nos primeiros dias atendeu alguns turistas que para cá vieram em busca de aventura e lazer. Porém como tudo o que se faz na atual gestão é nitidamente desprovido de gerenciamento eficaz, o funcionamento do CAT já está deixando a desejar.
Um cidadão que foi receber parentes em visita a capital denunciou que o CAT estava fechado nesta quarta-feira (19) no período da tarde. Ainda segundo o denunciante, o mesmo teria ficado sem graça na presença dos tios, já que o mesmo queria impressionar seus parentes e desenvolver um roteiro de atividades turísticas para os familiares em férias. Mas deu com a cara na porta de blindex. Deu de cara com a já conhecida incompetência que rege a administração pública municipal.
CHECANDO
Atendendo a denuncia, a reportagem do Rondoniaovivo se dirigiu ao aeroporto nesta quinta-feira (20), no mesmo horário em que o munícipe flagrou o local fechado. Vale ressaltar que neste período, dois aviões chegam e partem de Porto Velho.
Comprovando a reclamação, também foi encontrado o CAT fechado. Na porta, um papel informa que entre os dias 17/01 até 31/01, o serviço público estaria disponível somente entre ás 12h30 e 18h30. Mas, mesmo estando dentro do horário determinado pela Semdestur, ninguém estava no local para atender os turistas. Na época da inauguração, a PMPV garantiu que o CAT contaria com funcionários nos três turnos que ficarão à disposição para demais orientações. Mentira das grandes.
POLITICAGEM
Na época da inauguração, o secretário era o petista José Gadelha. Atualmente, a Semdestur é administrada pelo vereador do Partido Verde, Jaime Gazola, que migrou para a secretaria dentro de um pacote de acertos políticos para o prefeito garantir a governabilidade e maioria na Câmara de Vereadores de Porto Velho. Desta forma, o PV deixou de ser oposição e automaticamente, deixou também de fiscalizar os atos do executivo municipal. Ou seja, o povo da capital mais uma vez foi rifado nos bastidores do poder.
INVESTIMENTO
O CAT possui sistema de informação, seis telas para apresentação de vídeos institucionais, materiais informativos e guias de bolso para entrega gratuita, contendo informações sobre pontos turísticos da cidade e ainda restaurantes, hotéis, clubes e comércio em geral. A obra foi patrocinada pelo consórcio Santo Antonio Energia, com investimento de cerca de 70 mil reais e não faz parte do pacote de compensações sociais para a comunidade de Porto Velho.