O farmacêutico e deputado estadual de Rondônia, José Ribamar de Araújo, está entre as personalidades que receberão nesta quinta-feira (20), do Conselho Federal de Farmácia (CFF), a Comenda do Mérito Farmacêutico, em comemoração ao Dia do Farmacêutico. Por aprovação do Plenário do CFF, com base em indicação dos conselheiros federais, entre eles Lérida Vieira, diretora secretária-geral do CFF, a homenagem será prestada a farmacêuticos e outros profissionais ligados à área da Saúde, em solenidade marcada para as 19h30, no Memorial JK, em Brasília (DF).
A indicação foi reforçada pela presidente do Conselho Regional de Farmácia de Rondônia, Ana Caldas, considerando os serviços prestados por Ribamar Araújo em prol do Estado em mais de 20 anos como farmacêutico e político.
A presidente do Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO), Ana Caldas, lembrou que se trata da maior honraria concedida no setor farmacêutico no Brasil, criada em 1998 por meio de Resolução do CFF para homenagear pessoas que colaboraram com o engrandecimento da profissão ou que contribuíram para o desenvolvimento da saúde no País. A comenda é constituída de uma medalha e um diploma e é entregue a pelo menos uma pessoa de todos os Estados brasileiros.
Ao falar sobre a comemoração deste Dia, Ana Caldas e Lérida Vieira destacaram a importância dos farmacêuticos para a saúde em mais de 70 áreas que incluem não apenas medicamentos, mas também alimentos, cosméticos e outras que promovem o bem-estar da população. Elas ressaltaram que além do papel junto aos pacientes numa farmácia, é função do farmacêutico supervisionar a venda de medicamentos controlados, verificar a validade e a idoneidade. “O farmacêutico está desde as farmácias até as indústrias que fazem cosméticos, passando pela agricultura, alimentação, laboratórios, postos de saúde, hospitais, prevenção de pragas, distribuição e transporte das cargas de medicamentos. Em resumo, é o único profissional capaz de dar o direcionamento correto ao tratamento solicitado por médicos, dentistas e demais profissionais de saúde habilitados para prescrever”.
Durante o evento, também será realizada a entrega do Prêmio Jayme Torres, criado para incentivar a produção intelectual entre farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia, sob a forma de artigos. Neste ano, o Prêmio versou sobre o tema Alimentos: Importante contribuição profissional do Farmacêutico. Na Categoria Farmacêutico, serão premiados em 1º lugar Marcos Cardoso Rondon e Marney Cereda, de Campo Grande (MS), com o trabalho “Valorização do mel em ecossistemas frágeis: Implantação de denominação de origem controlada com comunidades do interior do Mato Grosso do Sul”; e em 2º Marcelo do Nascimento, de Anápolis, Bruno Júnior Neves, Edvande Xavier dos Santos Filho, Flávia Cristina da Silva, Rodrigo Luís Taminato, Cristiane Karla Caetano Fernandes e Ane Rosalina Trento, de Goiás, com “Importância da assistência farmacêutica para usuários de suplementos alimentares praticantes de atividades físicas em São Luís de Montes Belos (GO)”. Enquanto que na Categoria Estudante, o trabalho vencedor foi “Ocorrência de Listeria Monocytogenes em queijo do tipo minas frescal comercializado na cidade de Barra Mansa (RJ)” inscrito pelas alunas do Centro Universitário de Barra Mansa, Daniele Tavares Vieira da Silva, Raquel de Castro Trindade, Cristhiane Moura Falavina dos Reis, Sylvia Eileen Cartes Cabezas e Érica Louro da Fonseca.