Ex-Procuradores-Gerais de Justiça e ex-Corregedores-Gerais do Ministério Público de Rondônia foram agraciados nesta terça-feira (14) com a Medalha Ordem do Mérito – Grã Cruz, em solenidade que marcou as comemorações do Ministério Público de Rondônia pelo Dia Nacional do Ministério Público.
Foram homenageados o ex-Procurador-Geral de Justiça Edson Jorge Badra, nomeado o primeiro mandatário da Instituição no período de 1982 a 1983; a Desembargadora Zelite Andrade Carneiro, que exerceu as atividades como Procuradora-Geral de Justiça de 1993 a 1995; o Procurador de Justiça Ivo Scherer, atual Subprocurador-Geral de Justiça, que comandou o MP-RO no período de 1997 a 1999; o Procurador de Justiça aposentado José Viana Alves, que exerceu o cargo de Procurador-Geral de 1999 a 2003 e o Procurador de Justiça Abdiel Ramos Figueira, que chefiou a Instituição de 2005 a 2009. O ex-Procurador-Geral de Justiça José Carlos Vitachi, que comandou o MP rondoniense no período de 2003 a 2005, havia recebido a comenda em solenidade anterior.
Como ex-Corregedores, foram condecorados Evaldo Lopes de Alencar, homenageado 'in memorian' e representado pelo Desembargador aposentado Dimas Ribeiro da Fonseca, amigo pessoal do homenageado. Evaldo Lopes exerceu o cargo 1985 a 1987. Também foi agraciado o Procurador de Justiça José Osmar de Araujo, Corregedor da Instituição no período de 2004 a 2006. Convidado para a celebração do Dia Nacional do Ministério Público, o ex-Procurador-Geral da República Aristides Junqueira também recebeu a condecoração.
As Comendas foram entregues pelo Chanceler da Ordem do Mérito do Ministério Público do Estado de Rondônia, Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, em sessão do Colégio de Procuradores da Instituição.
Ao receber a homenagem, o Procurador de Justiça aposentado Edson Jorge Badra agradeceu o gesto de reconhecimento da Instituição àqueles que ajudaram a construir o Ministério Público rondoniense. “Alguns me pergurantaram o que eu ganharia com essa homenagem. A questão não é o que eu ganho, mas o que essa comenda representa. Ela representa o reconhecimento ao esforço de todos os Membros dessa Instituição. Lembro que o MP rondoniense foi o primeiro a obter todas as conquistas pelas quais os Ministérios Públicos dos demais estados vinham lutando. Por isso, certa vez, formos chamados de 'o sempre pioneiro Ministério Público de Rondônia. E é por isso que eu vim de Brasília para receber essa homenagem”, disse.
O Procurador de Justiça aposentado também falou da importância do ato que chamou de generoso. “Na verdade, penso que essa homenagem engrandece mais o Ministério Público do que a nós. Muito obrigado”, afirmou.
Ao fazer uso da palavra, o presidente da Associação do Ministério Público de Rondônia (Ampro), Promotor de Justiça Marcelo Lima de Oliveira, frisou a honra do MP-RO em condecorar os membros que escreveram a história institucional. “Essa comenda significa o respeito àqueles que vieram antes de nós, que abriram os caminhos e que fizeram essa Instituição ser tão forte”, disse.
O Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, fez um agradecimento especial aos homenageados pela dedicação e contribuição nos serviços prestados ao Ministério Público. “Hoje, percebemos que o Ministério Público de Rondônia é uma Instituição respeitada nacionalmente. Essa comenda é uma forma de reconhecer e lembrar a importância dos senhores para a Instituição, por isso rendemos as nossas homenagens”, afirmou.
A Medalha Ordem do Mérito – Grã Cruz foi criada pela Instituição, por meio da Lei nº 1.453/2005, para homenagear personalidades ou instituições de destaque, nacionais ou estrangeiras, por seus méritos e relevantes serviços prestados à cultura jurídica e ao MP-RO.
A cerimônia de entrega das Comendas teve a presença dos Procuradores de Justiça Airton Pedro Marin Filho, Corregedor-Geral; Charles José Grabner; Edmilson José de Matos Fonsêca; Gilberto Barbosa Batista dos Santos; Ivo Benitez, Jackson Abílio de Souza; José Carlos Vitachi; José Osmar de Araujo; Osvaldo Luiz de Araujo; Rita Lima Maria Moncks, Rodney Pereira de Paula e Vera Lúcia Pacheco Ferraz de Arruda.