Presidente da FIERO prestigia Seminário Relações do Trabalho realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Realizado na manhã de ontem (6 de dezembro) no auditório do SENAC em Porto Velho, o Seminário contou com a presença da secretária nacional do Ministério do Trabalho, Zilmara David de Alencar, do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Baú, representantes do Ministério Público, OAB/RO, TRT/RO, FECOMÉRCIO, além de sindicatos laborais e patronais, entre outras entidades.
Em discurso, Denis Baú ressaltou que nos dias atuais acontece significativa evolução da relação capital e trabalho. “Embora o Brasil ainda tenha que superar grandes desafios para aprimorar esta relação. Principalmente no que diz respeito à desregulamentação”. De acordo ainda com ele, é essencial que haja uma coesão de ideias. Funcionários devem estar alinhados com os objetivos da empresa.
O presidente lembrou que o grande diferencial competitivo num mercado tão acirrado está no capital humano de uma empresa. “Profissionais qualificados e criativos constituem o precioso patrimônio da instituição, que com conhecimento técnico e visão global vão além de máquinas dotadas de alta tecnologia. A sociedade moderna preza pela participação do colaborador nas discussões que trazem desenvolvimento para a empresa, para comunidade e para o estado”, disse.
Sobre o seminário, Baú destacou que essa mesma liberdade de diálogo acontece neste encontro, que gera a sintonia das ações entre os representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, as Federações, sindicatos patronais, que de forma articulada buscam o entrosamento entre os trabalhadores e as empresas. “Nesta ocasião, não poderia deixar de parabenizar o Ministério do Trabalho e Emprego de Rondônia, que possui assento em nosso corpo conselheiro, pela iniciativa de implantação do novo Sistema via internet, que facilitará acesso dos trabalhadores e empregadores às informações técnicas”.
O presidente fez um agradecimento especial às conselheiras, Maria Alzinete de Jesus e Silva (SENAI) e Ana Lúcia Guimarães (SESI), Tereza Janete Córdova (SESI) e ao conselheiro Pedro de Oliveira Sá (SENAI) por auxiliarem o Sistema FIERO na construção de ações do SENAI e SESI, em prol dos trabalhadores da indústria. Baú finalizou dizendo que “o Sistema FIERO está plenamente engajado com os sindicatos patronais e de portas abertas aos demais órgãos competentes para o crescimento do estado de Rondônia e desenvolvimento do nosso país, no tocante ao aumento da qualidade do produto rondoniense”.
Durante o Seminário foram ministradas cinco palestras tendo como temas Registro Sindical – Portaria 186; ministrada pela secretária nacional do Ministério do Trabalho, Zilmara David de Alencar. Sistema Homolognet e Sistema Mediado, proferida pela representante do Ministério do Trabalho, Ione Rocha Torres Mendes. Democratização das Relações de Trabalho, pelo representante da OAB/RO, Aurimar Locouth, da OAB/RO. Direito Sindical FOI o tema abordado por Paula Roma de Moura, do Ministério Público do Trabalho e ainda Negociação Coletiva no Brasil, palestra ministrada por Vulmar de Araújo Coelho Júnior, do Tribunal Regional de Trabalho (TRT) 14ª Região.
O evento teve o objetivo de divulgar o novo sistema de homologação via internet: Homolognet lançado nacionalmente dia 18 novembro em todas as capitais. Em seguida será lançado nas unidades do interior e posteriormente nos sindicatos, que homologam. Contadores, profissionais que trabalham neste cenário de rescisões contratuais de trabalho também terão acesso ao novo sistema.
A chefe da Seção de Relações do Trabalho em Rondônia e uma das coordenadoras do evento, Maria Alzinete de Jesus e Silva lembra que no cenário atual, a democratização da relação de trabalho é muito discutida. “É algo devemos divulgar. Pois é isso que vem fazer a união de capital e trabalho. O objetivo deste evento é divulgar estas ações. Nossa expectativa é que os sindicatos, federações, faculdades, orientadores, profissionais da área de recursos humanos, contadores prestigiem o evento”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!